Chás que aliviam os sintomas da menopausa

Alimentação Bem-estar
30 de Outubro, 2020
Chás que aliviam os sintomas da menopausa

As principais queixas das mulheres que estão passando pelo climatério, período que antecede a menopausa (data da última menstruação), são ondas de calor, ansiedade, nervosismo e insônia. Também no climatério, a produção de hormônios diminui drasticamente. Além disso, ocorre uma série de flutuações no ciclo menstrual, e é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas. Por isso, a menopausa só é “diagnosticada” após a mulher passar pelo menos 12 meses sem menstruar. Mas, a boa notícias é que alguns chás que aliviam os sintomas da menopausa.

Essas bebidas, por serem calmantes, diuréticas ou mesmo anti-inflamatórias, promovem o alívio desses efeitos colaterais típicos.

Chás que aliviam os sintomas da menopausa

Trevo-vermelho

O chá de trevo-vermelho é um dos melhores no que diz respeito ao alívio dos sintomas da menopausa. O trevo-vermelho é um tipo de leguminosa rica em isoflavonas, substâncias também presentes na soja.

Trevo-vermelho
Trevo-vermelho

Ginseng: Está entre os chás que aliviam os sintomas da menopausa

É uma raiz de propriedades potentes e seu chá pode aliviar ondas de calor e ansiedade. Ela é anti-inflamatória e pode ajudar no controle do peso, ou seja, aliviando o ganho de peso que comumente acontece nessa fase.

Leia também: Dicas de como usar ginseng para emagrecer

Amora

O chá de amora, uma fruta vermelha e rica em antioxidantes, também é recomendado para essa finalidade. Afinal, a amora é anti-inflamatória e, o chá preparado a partir de suas pequenas frutas, diurético.

Ginkgo biloba

Ginkgo biloba é uma erva poderosa e que beneficia o corpo de diversas maneiras, inclusive sendo excelente para a saúde do cérebro. Não só, ela alivia os sintomas da menopausa.

Ginkgo biloba
Ginkgo biloba

Erva-de-são-cristóvão

A erva-de-são-cristóvão, também chamada de cimicífuga, ajuda na regulação do ciclo menstrual. Não só, ela alivia as ondas de calor.

Leia também: Melhores alimentos para comer durante a menopausa

Hipericão

O chá de hipericão é excelente no combate dos sintomas da menopausa, principalmente no que diz respeito a mudanças de humor. Em resumo, a planta alivia a ansiedade e o estresse decorrentes de mudanças hormonais.

Sálvia

O chá de sálvia é uma infusão aromática feita a partir das folhas da sálvia, uma erva da mesma família da hortelã. Ela alivia os sintomas da menopausa, porém, seus benefícios vão além disso. Ou seja, a sálvia também ajuda no controle da glicemia e na cicatrização da pele.

Vitex: Mais um dos chás que aliviam os sintomas da menopausa

Ainda, o chá de vitex (ou pimenteiro-silvestre) ajuda no controle do ciclo menstrual, além de promover efeito calmante. Assim sendo, alivia o estresse.

Leia também: Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

https://youtu.be/YUyAjT0-UIE

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo