Melhores chás para quem pratica exercícios físicos
Quem treina precisa, com frequência, adaptar a alimentação para obter melhores resultados. Isso porque é necessário ter energia para correr, fortalecer os músculos, queimar calorias… Por isso, os chás podem trazer muitos benefícios para quem pratica exercícios físicos. Entenda:
Os chás são conhecidos por suas propriedades calmantes e protetoras da imunidade. Mas eles também ajudam na performance esportiva, pois contêm substâncias capazes de ajudar na recuperação muscular e até mesmo na motivação.
Para te ajudar, nós listamos alguns chás que são grandes aliados dos treinos:
Melhores chás para quem pratica exercícios físicos
Chá de erva-doce, canela e ginseng
Para quem gosta de combinar chás naturais, essa pode ser uma excelente opção.
Isso porque a erva-doce é rica em vitamina B6 — uma das substâncias responsáveis por trazer energia e acelerar o metabolismo do corpo. Além disso, também funciona como um anti-inflamatório e favorece o sistema digestivo.
Leia também: Chás: Conheça os benefícios e diferentes tipos da bebida
Além disso, a canela é um dos principais alimentos termogênicos. Pois além de saborosa, ela ajuda a acelerar o metabolismo (contribuindo para a queima de gordura). E não para por aí: ela também ajuda a potencializar a disposição.
O ginseng, por sua vez, consiste em uma raiz de origem chinesa que funciona como um energético natural e alivia o estresse.
Chá verde
O chá verde é derivado das folhas da planta Camellia sinensis. Conhecido por ser um potente antioxidante, ele também contribui para reduzir o dano muscular que ocorre com o exercício intenso.
Uma pesquisa feita em 2011 descobriu que quatro semanas de suplementação com extrato de chá verde elevou os níveis de antioxidantes após exercícios físicos intensos.
Ademais, um dos componentes do chá verde é a cafeína, que pode auxiliar no aumento da motivação e melhorar o desempenho físico.
Chá de erva-doce, canela e sementes de mostarda
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o chá de erva-doce, canela e sementes de mostarda pode ser tanto preventivo como medicinal.
Assim, os resultados da análise mostraram que o consumo de uma xícara do chá por dia poderia reduzir a carga de estresse. Os pesquisadores também notaram uma redução no uso de medicamentos para tratar as dores causadas por exercícios intensos. Isto é, o chá também ajuda nas dores pós-treino.
A canela possui propriedades antimicrobiana, anti-inflamatória, anti-infecciosa e anticoagulante. O extrato aquoso de mostarda, por sua vez, apresentou proteção contra a oxidação e ação analgésica.
Leia também: Chás diuréticos para desinchar
Chás para quem pratica exercícios: Gengibre
O gengibre é uma raiz muito utilizada na culinária e para tratar inflamações. Além de suas propriedades anti-inflamatórias, o ingrediente também auxilia na recuperação muscular, é anticoagulante e um excelente desintoxicante.
Por isso, o chá de gengibre pode ser incluído nas dietas dos atletas e praticantes de atividades físicas.