Chás para infecção urinária: quais são os melhores?
A infecção do trato urinário (ITU) é definida como a multiplicação de micro-organismos no trato urinário, que pode causar sintomas nada agradáveis. Nesse sentido, uma das formas de evitar o problema é garantir a ingestão adequada de líquidos. Por isso, muita gente aposta nos chás para a infecção urinária. Mas será que eles realmente funcionam?
Leia mais: Infecção urinária: afinal, o que é, causas, sintomas e como tratar
O que é a infecção urinária?
Como já explicado anteriormente, trata-se do crescimento desenfreado de micro-organismos na região do trato urinário. Existem vários agentes responsáveis pela infecção, por exemplo: Escherichia coli (65-80% dos casos), Klebisiella, Enterococcus faecalis, Streptococcus do grupo B, Ureaplasma urealyticum, entre outros.
Nesse sentido, os principais sintomas são dor e ardência ao urinar, sensação de não ter eliminado toda a urina após a micção, vontade frequente de ir ao banheiro e cólica. Além disso, outro sinal que pode ocorrer na infecção urinária é a presença de pequenos feixes de sangue na urina.
Em alguns casos, a doença pode ir além e atingir os rins, situação chamada de pielonefrite. Nesse quadro, considerado mais grave, febre, calafrios, dor lombar e fadiga também podem aparecer.
O diagnóstico de ITU é clínico e confirmado laboratorialmente por exames de urina que indicam se há contaminação bacteriana. Já o tratamento é feito com antibióticos, medicamentos que aliviam as dores e a febre (se houver) e hidratação. Contudo, casos complicados podem exigir internação e uso de medicamentos endovenosos.
Leia também: Suco de melancia com cranberry: Confira a receita
Chás para infecção urinária funcionam?
Os chás podem proporcionar algum alívio temporário dos sintomas de infecção urinária, mas não são uma forma eficaz de tratar a infecção por si só. Isso porque a infecção do trato urinário (ITU) é geralmente causada por bactérias. Dessa forma, o tratamento eficaz geralmente envolve o uso de antibióticos prescritos por um médico. No entanto, alguns tipos de bebida podem ajudar a aliviar os sintomas.
Por que o chá de cranberry é um dos mais indicados?
Muito se fala sobre o cranberry no tratamento da infecção urinária. Mas, conforme mencionado, o alimento não cura a infecção. De todo modo, alguns estudos apontam que ele pode ajudar a prevenir a doença.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Tufts, por exemplo, demonstrou que a ingestão rotineira da bebida em mulheres não gestantes e saudáveis pode reduzir em até 26% o risco de sofrer com infecção urinária — a forma menos grave, denominada cistite.
Contudo, mais estudos são necessários a respeito do assunto. A própria Sociedade Brasileira de Urologia afirma que, apesar de alguns resultados promissores, “não há evidências suficientes para recomendar o emprego rotineiro do suco à base de cranberry na prevenção da ITU de repetição. Não há ainda dose estabelecida para esse produto.”
Um benefício mais garantido dos sucos e dos chás para infecção urinária é o poder de hidratação dos mesmos, uma vez que todos carregam muita água. E ingerir líquidos adequadamente é um dos passos para prevenir o problema — assim como não segurar o xixi, ir ao banheiro após a relação sexual e fazer a correta higiene da região após a defecação.
Chás e sucos para infecção urinária com cranberry
Chá de cranberry
O chá de cranberry contém compostos chamados proantocianidinas que podem ajudar a impedir que as bactérias adiram às paredes da bexiga. Por isso, beber chá de cranberry pode ser benéfico para reduzir o risco de infecções recorrentes.
Ingredientes
- 2 xícaras de água
- 1/2 xícara de cranberries secos ou frescos (você pode usar cranberries frescos se preferir)
- Mel ou outro adoçante, como o stevia, por exemplo
Modo de preparo
Primeiramente, ferva a água. Enquanto a água está aquecendo, enxágue bem os cranberries (se estiver usando cranberries frescos) e escorra-os. Quando a água começar a ferver, adicione-os à panela Reduza o fogo para médio-baixo e deixe os cranberries e a água ferverem juntos por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que eles estejam completamente amolecidos. Em seguida, retire a panela do fogo e deixe o chá repousar por alguns minutos. Coe, então, o chá para separar os cranberries da infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto.
Chá preto com cranberry
Ingredientes
- 500ml de suco de cranberry;
- 50g de cranberry (fresca ou desidratada);
- Adoçante a gosto;
- 140ml de água gelada;
- 1 litro de chá preto gelado.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.
Bebida gelada de cranberry com abacaxi
Ingredientes
- 1 xíc (chá) de suco de cranberry;
- 1/2 xíc (chá) de suco de abacaxi;
- 80ml de mix de limão, água e adoçante a gosto;
- Gelo;
- Água com gás.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva em seguida.
Outras opções de chás para infecção urinária
Chá de cabelo de milho
Existem alguns estudos que comprovam que o chá de cabelo de milho tem efeitos protetivos para os rins.
Ingredientes
- 1-2 colheres de chá de cabelo de milho seco (também conhecido como estigma de milho)
- 1 xícara de água
- Mel ou outro adoçante (opcional)
Modo de preparo
Primeiramente, ferva cerca de 500 ml de água e adicione o cabelo de milho. Os ingredientes devem ficar de 5 a 10 minutos tampados enquanto fervem. Após a infusão, coe o chá para remover os pedaços de cabelo de milho e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto.
Chá de uva-ursina
O chá de uva-ursina é rico em hidroquinona, arbutina e peridroxiacetofenona. Além disso, suas folhas têm ações antibacterianas que auxiliam no combate à infecção urinária.
Ingredientes
- 1-2 colheres de chá de folhas secas de uva-ursina (você pode encontrá-las em lojas de produtos naturais ou online)
- 1 xícara de água
- Mel ou outro adoçante, como o stevia, por exemplo
Modo de preparo
Primeiramente, ferva 1 xícara de água em uma panela. Enquanto a água está esquentando, coloque as folhas secas de uva-ursina em uma xícara ou tigela. Quando a água estiver fervendo, despeje-a sobre as folhas de uva-ursina na xícara. Em seguida, cubra a xícara ou tigela e deixe o chá em infusão por cerca de 5-7 minutos. Quanto mais tempo você deixar o chá em infusão, mais forte ficará. Após a infusão, coe o chá para remover as folhas de uva-ursina e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto.
Chá de hidraste
Hidraste é uma raiz já muito utilizada no combate de algumas doenças. Isso porque a raiz tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Ingredientes
- 1-2 colheres de chá de raiz seca de hidraste (você pode encontrar a raiz em lojas de produtos naturais ou online)
- 1 xícara de água
- Mel ou outro adoçante (opcional)
Instruções
Ferva 1 xícara de água em uma panela e, enquanto a água está aquecendo, coloque a raiz seca de hidraste em uma xícara ou tigela. Na sequência, quando a água estiver fervendo, despeje-a sobre a raiz de hidraste na xícara. Cubra a xícara ou tigela e deixe o chá em infusão por cerca de 5-10 minutos. Quanto mais tempo você deixar o chá em infusão, mais forte ficará. Após a infusão, coe o chá para remover a raiz de hidraste e obter a infusão líquida. Se desejar, adoce o chá com mel ou outro adoçante a gosto. Sirva o chá de hidraste quente.
Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão tem um potente efeito diurético, que é essencial para o tratamento da infecção urinária.
Ingredientes
- Raízes de dente-de-leão frescas ou secas (também é possível utilizar folhas e flores)
- Água
- Opcional: mel, limão ou outros adoçantes e aromatizantes
Modo de preparo
Primeiramente, lave as raízes para remover a sujeira. Então, corte-as em pedaços menores para facilitar o cozimento. Coloque água em uma panela e leve-a para ferver. Em seguida, adicione as raízes de dente-de-leão e deixe ferver por cerca de 10-15 minutos. Se estiver usando folhas ou flores, ferva por menos tempo, cerca de 5 minutos. Por fim, retire do fogo e coe o chá. Você pode beber o chá de dente-de-leão assim ou adoçá-lo com mel, açúcar, ou adicionar um pouco de suco de limão para dar sabor.
Chás para infecção urinária: hortelã
O chá de hortelã possui propriedades antimicrobianas que são necessárias para o combate da infecção urinária.
Ingredientes
- 500ml de água
- 10 folhas de hortelã
Modo de preparo
Antes de mais nada, lave as folhas de hortelã. Feito isso, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver. Retire do fogo e coe o conteúdo obtido. Por fim, a bebida deve ser consumida em temperatura morna ou gelada.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma tem ação anti-inflamatória. Além disso, também pode ajudar mulheres que estejam em processo de menopausa.
Ingredientes
- 250 ml de água
- 2 colheres de café de cúrcuma em pó
Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água. Adicione a cúrcuma e misture. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e está pronto para consumir!
Cavalinha
A cavalinha é outra erva diurética que pode auxiliar na eliminação de bactérias do trato urinário. Além disso, é rica em antioxidantes que podem ajudar a combater a inflamação associada à infecção urinária.
Ingredientes
- 2 colheres de folhas de cavalinha
- 500 ml de água fervente
Modo de preparo
Primeiramente, coloque as folhas na água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Por fim, coe e está pronto para consumir durante o dia.
Chá de camomila
A camomila possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes que podem ajudar a aliviar o desconforto associado à infecção urinária. Dessa forma, beber chá de camomila pode proporcionar alívio temporário dos sintomas.
Ingredientes
- 200 ml de água fervente.
- 4 colheres de sopa de flores de camomila desidratada.
Modo de preparo
Antes de mais nada, junte a água com as folhas secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Para obter os benefícios da bebida, consuma de 2 a 4 vezes por dia.
Outras opções de sucos e chás para infecção urinária
- Chá de alho e gengibre;
- Suco de romã;
- Chá de salsa;
- Chá de vara-de-ouro;
- Por fim, chá de rábano-silvestre.
Referências: