Chá verde e Matchá: Qual a diferença entre as bebidas?
O chá verde e o matchá podem ser facilmente confundidos, principalmente por possuírem a mesma cor. Mais do que isso, o matchá é obtido a partir da trituração das mesmas folhas usadas no preparo do chá verde. Ou seja, suas propriedades são essencialmente iguais.
Portanto, tanto o chá verde quanto o matchá são derivados da camellia sinensis, a verdadeira planta do chá. Mas, afinal, o que os diferencia?
Chá verde e Matchá: Diferenças
Ambos são antioxidantes, por isso, podem ser excelentes para a imunidade e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Não só, suas demais propriedades são as mesmas, afinal, ambos são derivados da mesma planta. Ou seja, na verdade, o que os diferencia é basicamente a forma como são processados.
O que é o chá verde?
Oriundo da planta Camellia sinensis, a mesma que origina os chás preto e branco, o chá verde tem suas folhas colocadas sob vapor e depois, secas, por isso contém propriedades diferentes. Desta forma, previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus “irmãos”. Estima-se que a bebida corresponde entre 80 e 90% da produção de chá chinês, terra natal dessa planta, que hoje é cultivada em todo o mundo.
O chá verde exerce uma importante função antioxidante, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, por exemplo.
O que é matchá
A bebida é composta por folhas de chá verde moído, o que a torna mais poderosa. As folhas secas são moídas com moinhos de pedra artesanais, com a finalidade de obter-se um pó muito fino e de cor verde intensa.
Versátil, ele pode ser consumido na forma de chá, diluído em água aquecida ou adicionado em receitas como sucos, shakes, smoothies, entre outros. A ingestão diária recomendada é de duas a três colheres de chá do pó por dia, o que equivale a duas ou três xícaras do chá pronto.
Essa erva oriental muito utilizada na culinária japonesa é repleta de polifenóis, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, e suas vantagens não param por aí.
Receita de Suco verde de matchá antioxidante
Ingredientes
- 2 folhas de couve orgânica
- Suco de 1 laranja
- Suco de 1 limão
- Maçã com casca
- Hortelã fresca
- 1 col. (café) de matchá (versão em pó do chá-verde)
- 1 gelinho de gengibre (ou 1 lasca grossa sem a casca)
- Água e gelo
Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida sem coar.
Rende: 1 copo grande (300 ml)
Leia mais: Teacrina: O que é, para que serve e quais os benefícios