Chá emagrece? Descubra essa e outras dúvidas sobre a bebida

Alimentação Bem-estar
18 de Agosto, 2023
Chá emagrece? Descubra essa e outras dúvidas sobre a bebida

Será que beber chá emagrece? Essa é uma das principais dúvidas sobre essa bebida tão popular no Brasil. Os chás podem ser preparados com a infusão de folhas, flores, raízes de plantas. Consumido quentinho ou frio, ele pode ser usado no café da manhã, nos lanches e, alguns deles, até mesmo antes de dormir. Veja essa e outras principais dúvidas sobre o assunto.

Leia mais: Chás para soltar o intestino: confira os melhores laxantes naturais

Afinal, chá emagrece?

Alguns chás são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo temporariamente, conhecido como efeito termogênico, como chá verde, chá preto, chá de gengibre, chá de canela, entre outros. “Eles contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal também depende de uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”, esclarece o médico nutrólogo Nataniel Viuniski.

Outro ponto positivo é que essas bebidas contribuem para o aumento no consumo de líquidos, apoiando na hidratação do nosso organismo.

Existe chá termogênico?

Sim. Acelerar o metabolismo é o principal objetivo do chá termogênico. Isso ocorre pois a bebida possui substâncias que exigem mais empenho do que o habitual na hora da digestão. Assim, o corpo gasta mais energia e faz com que o metabolismo trabalhe com mais força, aumentando a queima de calorias mesmo em estado de repouso. Ou seja, quando aliado a uma alimentação equilibrada e à prática frequente de exercícios físicos, os chás termogênicos são capazes de acelerar o processo de queima de calorias.

No entanto, a maioria dos chás termogênicos apresenta cafeína em sua composição. Por isso, o ideal é consumir durante o dia, até às 16h, para não impactar no seu sono. “Os intervalos entre as refeições são momentos estratégicos para inserir os chás termogênicos com o objetivo de dar uma turbinada na sua energia e disposição.

A ingestão também pode ocorrer antes do exercício físico. Assim, contribui para um bom rendimento, uma vez que a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga, mantendo o esportista em atividade por mais tempo”, explica o nutrólogo.

Quantas vezes ao dia é recomendado tomar bebidas termogênicas com cafeína?

Existe uma grande diferença na sensibilidade individual para a cafeína. Pessoas mais sensíveis, por exemplo, podem sentir algum desconforto com doses pequenas enquanto outras podem ingerir maiores quantidade sem problemas.

Mas, de maneira geral, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a ingestão diária de até 400 mg de cafeína, sendo até 200 mg por vez. Portanto, é importante ficar atento às recomendações do rótulo do produto e avaliar a quantidade de cafeína que cada bebida oferece por porção.

Chá emagrece: veja outros benefícios

De acordo com o médico nutrólogo, os chás verde e preto, por exemplo, contêm flavonoides e fitonutrientes ricos em antioxidantes que protegem as células contra as ações danosas dos radicais livres. Assim, ajudam a combater a inflamação no corpo, melhorando algumas funções cerebrais como a atenção e a memória.

Além disso, as bebidas ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Outras ervas, como a camomila e a erva-doce, também possuem ação antioxidante. Porém, sem a cafeína, e assim ajudam a promover o relaxamento e a contribuir para um sono reparador, além de ajudar a melhorar o sistema digestivo.

Os chás têm alguma contraindicação?

Qualquer pessoa com sensibilidade à cafeína ou restrições devido a uma condição de saúde — como gestação, amamentação, gastrite —, deve ajustar sua ingestão conforme as recomendações do médico e/ou nutricionista. Também é preciso lembrar que a resposta e a tolerância à cafeína podem variar de uma pessoa para outra.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!