Chá de folha de figo: benefícios e como preparar em casa!

Alimentação Bem-estar
22 de Março, 2022
Chá de folha de figo: benefícios e como preparar em casa!

O chá de folha de figo não é muito conhecido, mas acredita-se que ele pode trazer inúmeros benefícios para quem o consome, sabia?

A fruta é ingerida no Brasil in natura, em doces, em compotas e até em pratos salgados (como saladas). Já as suas folhas, apesar de quase sempre serem descartadas, oferecem vitamina C, compostos antioxidantes e minerais como o potássio.

A árvore figueira é nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, e foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem na antiguidade. A sua folha é grande e lisa, e o chá feito a partir dela é conhecido por proporcionar vantagens à saúde.

Benefícios do chá de folha de figo

Combate a ação desenfreada dos radicais livres

A vitamina C e os compostos antioxidantes presentes na folha neutralizam o excesso de radicais livres no corpo, reforçando, desse modo, o sistema imunológico. Sem contar que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas.

Pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina

Os estudos ainda são pré-clínicos e foram realizados apenas em animais, mas os seus resultados foram animadores. Devido a um ativo específico que ela carrega, a folha de figo pareceu ajudar muito na melhora da sensibilidade à insulina, bem como apresentou outras propriedades antidiabéticas.

Contudo, é sempre bom lembrar: o alimento, sozinho, não substitui uma alimentação equilibrada e o correto tratamento da condição.

Contribui para a absorção de gorduras pelo intestino

O que pode ser especialmente vantajoso para quem precisa regular os níveis de triglicerídeos e colesterol na corrente sanguínea.

Amigo da pressão arterial

Contém potássio, mineral essencial para o controle da pressão arterial.

Leia também: Chá de casca de inhame: benefícios e como preparar

Como fazer chá de folha de figo

É importante consultar um médico ou um nutricionista antes de adicionar receitas e bebidas no cardápio, mesmo que elas sejam naturais. Isso porque algumas substâncias podem ser contraindicadas para grupos específicos. O especialista também recomendará a quantidade ideal a ser consumida por dia.

Ingredientes:

  • 2 col (sopa) de folhas de figo higienizadas;
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, esquente a água até levantar fervura. Em seguida, desligue o fogo, acrescente as folhas e abafe por alguns minutos. Por fim, coe e beba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!