O chá de damiana é conhecido por colaborar no alívio dos sintomas da ansiedade, além de favorecer e estimular a libido, pois é uma bebida naturalmente afrodisíaca.
A damiana (Turnera aphrodisiaca) é visualmente parecida com a camomila e suas propriedades também se assemelham, principalmente devido ao fato de ambas serem calmantes. Além disso, a damiana pode beneficiar o organismo de diversas outras formas.
O chá de damiana pode ser considerado um ansiolítco natural, pois possui apigenina em sua composição. Essa é substância também presente na camomila, na salsa e no aipo e que, segundo estudos, pode aliviar sintomas da ansiedade, bem como da depressão. Da mesma forma, essa substância ajuda a prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de mama.
Leia mais: Chá de camomila ajuda a dormir melhor? Descubra
Naturalmente afrodisíaca, favorece a libido, ou seja, é sexualmente estimulante. Por isso, pode contribuir principalmente com pessoas que sofrem de problemas sexuais. Ainda, ela pode ajudar a controlar o fluxo menstrual.
A bebida pode ajudar pessoas que pretendem emagrecer. Alinhando a introdução do chá de damiana na rotina à uma consistente rotina de exercícios e a uma dieta balançeada, é possível ter sucesso no processo de emagrecimento, pois ajuda a aumentar a sensação de saciedade, ou seja, controlar o apetite.
Leia também: Chá de jabuticaba: Benefícios e como preparar
Usada na homeopatia, a damiana possui propriedades medicinais que podem ajudar tanto a tratar como a prevenir certas doenças. Em especial, ela é utilizado no tratamento de gripes e resfriados, ajudando a combater a tosse.
Além disso, ela pode ser usada para auxiliar no tratamento de alcoolismo e anorexia nervosa. Porém, é contraindicada para pacientes de distúrbios como esquizofrenia e bipolaridade.