Chá de alfazema: Propriedades e benefícios

6 de março, 2020

A alfazema é uma planta medicinal com propriedades calmantes conhecidas por serem aliadas no tratamento de ansiedade, depressão e estresse. Além do chá de alfazema, a erva também pode ser utilizada na forma de óleo essencial.

Se você já aplicou um pouco de óleo de alfazema no seu pulso ou inalou a fragrância da flor na natureza, então você sabe em primeira mão como proporciona um efeito calmante – e a mesma sensação se aplica ao chá.

Suas principais propriedades fitoterápicas são vitaminas, especialmente a vitamina C e a niacina (B3), e minerais essenciais como ferro e cálcio.

Benefícios do chá de alfazema

Melhora o humor

Em princípio, a lavanda é conhecida por combater os sintomas da ansiedade, bem como da depressão e o estresse. Também, ajuda a combater dores de cabeça, que podem decorrer de cansaço emocional.

Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Chá de alfazema fortalece a imunidade

Por ser rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, ajuda a manter a imunidade protegida e fortalecida, prevenindo que doenças atinjam o organismo e enfraqueçam a saúde.

Leia mais: Fitoterápico: Entenda o que é e como funciona

Combate o cansaço

Também, apesar de possuir um efeito sedativo leve, a lavanda também combate o desânimo e a falta de energia e vitalidade, sentimentos muitas vezes derivados da depressão. Além disso, pode ser também benéfica para a recuperação muscular posterior a prática de exercício físico. 

Como consumir alfazema além do chá

As flores – a parte da planta usada para fazer o chá – podem ser colhidas e utilizada imediatamente. Mas, você também tem a opção de secar os caules de cabeça para baixo em um local fresco para uso posterior. No jardim, a lavanda requer excelente drenagem e sol. Entretanto, há outras maneiras de consumir a planta medicinal.

  • Óleo essencial;
  • Banhos terapêuticos;
  • Perfumes;
  • Difusor;
  • Massagens.

Leia mais: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor

óleo de alfazema

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo