Chá de alfazema: Propriedades e benefícios
A alfazema é uma planta medicinal com propriedades calmantes conhecidas por serem aliadas no tratamento de ansiedade, depressão e estresse. Além do chá de alfazema, a erva também pode ser utilizada na forma de óleo essencial.
Se você já aplicou um pouco de óleo de alfazema no seu pulso ou inalou a fragrância da flor na natureza, então você sabe em primeira mão como proporciona um efeito calmante – e a mesma sensação se aplica ao chá.
Suas principais propriedades fitoterápicas são vitaminas, especialmente a vitamina C e a niacina (B3), e minerais essenciais como ferro e cálcio.
Benefícios do chá de alfazema
Melhora o humor
Em princípio, a lavanda é conhecida por combater os sintomas da ansiedade, bem como da depressão e o estresse. Também, ajuda a combater dores de cabeça, que podem decorrer de cansaço emocional.
Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça
Chá de alfazema fortalece a imunidade
Por ser rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, ajuda a manter a imunidade protegida e fortalecida, prevenindo que doenças atinjam o organismo e enfraqueçam a saúde.
Leia mais: Fitoterápico: Entenda o que é e como funciona
Combate o cansaço
Também, apesar de possuir um efeito sedativo leve, a lavanda também combate o desânimo e a falta de energia e vitalidade, sentimentos muitas vezes derivados da depressão. Além disso, pode ser também benéfica para a recuperação muscular posterior a prática de exercício físico.
Como consumir alfazema além do chá
As flores – a parte da planta usada para fazer o chá – podem ser colhidas e utilizada imediatamente. Mas, você também tem a opção de secar os caules de cabeça para baixo em um local fresco para uso posterior. No jardim, a lavanda requer excelente drenagem e sol. Entretanto, há outras maneiras de consumir a planta medicinal.
- Óleo essencial;
- Banhos terapêuticos;
- Perfumes;
- Difusor;
- Massagens.