Chá da folha de seriguela é bom para a saúde? Entenda

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2022
Chá da folha de seriguela é bom para a saúde? Entenda

Seriguela ou ciriguela — a grafia correta desta frutinha levanta algumas dúvidas. Contudo, uma coisa é certa: essa espécie de ameixa laranja é gostosa e rica em diversos nutrientes. Por isso, muita gente consome até o chá com a folha da seriguela. Mas será que ele faz bem? Confira:

Seriguela: O que é e benefícios

Seriguela, siriguela, siriguela, seriguela, ciruela ou jacote… São muitos os nomes. Mas todos dizem respeito a uma pequena fruta de cor amarelada ou avermelhada, com casca fina e lisa e muito conhecida no Nordeste brasileiro. A seriguela é doce e saborosa, e dentre seus nutrientes, podem ser citados carboidratos, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, fibras e compostos antioxidantes.

Por isso, a fruta pode ajudar a melhorar o funcionamento do intestino, garantir mais energia, potencializar o sistema imunológico e até contribuir para a ingestão diária de líquidos (devido à sua grande concentração de água).

E uma boa notícia: é época da seriguela! O alimento é mais encontrado entre dezembro e março no país. Ele pode ser consumido in natura, em caldas, em sorvetes e doces, e até a sua folha pode ser aproveitada, dizem algumas pessoas — muita gente consome o chá por ele supostamente fazer bem à saúde.

Leia também: Fake news: Chá de erva-doce não possui a mesma substância do Tamiflu

Chá da folha de seriguela funciona?

Muitos dizem que a planta é diurética, cicatrizante e anti-inflamatória, além de ter o potencial de melhorar as funções gastrointestinais e reduzir as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

Contudo, não foram encontrados estudos relevantes que comprovem todas essas ações. Portanto, consulte sempre o seu médico ou seu nutricionista se estiver pensando em ingerir a bebida. Afinal, não é porque algum alimento é natural, que ele fará bem para todo mundo que consumir.

Como preparar o chá da folha de seriguela

Quem faz uso desse chá usa duas colheres de sopa da folha para cada xícara de água fervente.

Que tal incluir os benefícios dos chás no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais