Ceia vegetariana: chef ensina “peru” de tofu recheado e salpicão vegano
A chegada do Natal traz à tona o espírito de celebração, união e gratidão. E claro que todos esses sentimentos vêm acompanhados de uma bela mesa com muita comida boa. Mas foi-se o tempo em que o jantar era baseado somente em carnes e outros produtos de origem animal. Montar uma ceia vegetariana deliciosa e com sabores que remetem à memória afetiva é super possível – e quem prova isso é o chef Ivan Di Simoni, criador do Pecado Vegano.
Durante o Cozinha Show, que aconteceu no Vegfest 2022, Ivan ensinou como preparar um “peru” de tofu recheado e salpicão vegano para as festas de fim de ano. As receitas também estão disponíveis no e-book de receitas veganas natalinas do chef.
Ceia vegetariana: “peru” de tofu recheado
Ingredientes
Recheio:
- 3 talos de aipo;
- 2 cebolas roxas;
- 3 xícaras de cogumelos picados;
- 2 xícaras de aveia;
- ½ xícara de tomate seco;
- Além disso, 1 colher de sobremesa de manjericão;
- ½ xícara de nozes;
- 3 dentes de alho;
- Por fim, 2 colheres de sobremesa de sálvia desidratada.
Para o peru:
- 500g de tofu firme;
- ½ xícara de fubá (dependendo da firmeza do tofu pode precisar mais);
- Temperinhos a gosto;
- 1 colher de sopa de tomilho;
- 1 colher de sopa de alho em pó;
- Por fim, sal a gosto.
Para o molho:
- 2 colheres de mostarda;
- Duas colheres de vinagre;
- 2 colheres de molho de soja;
- Duas colheres de melado de cana.
Modo de preparo
Primeiramente, bata todos os ingredientes do recheio em um processador. Aqui, ele aproveita para lembrar que o cogumelo não deve ser lavado antes do uso. “Não pode lavar o cogumelo. O que você faz é pegar um papelzinho, limpar um pouquinho e está ótimo”, indica.
Além disso, é preciso ficar atento na hora de colocar a aveia, uma vez que ela vai ser a responsável por firmar essa massa e não deixar que ela amoleça demais no forno. Ivan não recomenda o uso de farinha de aveia. Para ele, a melhor opção é a aveia em flocos finos.
Durante esse processo de bater os ingredientes, pode ser necessário abrir o processador em alguns momentos para mexer um pouco a massa com a colher para, assim, conseguir bater de forma adequada.
Depois que estiver na consistência desejada, como uma massa, é hora de reservar a mistura e partir para o preparo do “peru” de tofu.
Últimos passos
“A massa é a coisa mais simples do mundo. Assim, é só bater no processador o tofu com fubá (não pode ser aquele pré-cozido), sal e tomilho”, aponta. Nesse momento, ele destaca, sobretudo, a importância de preparar a massa com tofu firme e não soft.
Entretanto, ele explica que não “pesa muito a mão no tempero”, já que essa massa vai ser caramelizada depois e muito do sabor vai ser fruto dessa caramelização.
Em seguida, unte uma forma, de preferência redonda, com óleo e farinha. Logo após, despeje 2/3 da massa de tofu na tigela e vá aplainando as paredes para criar um buraco onde entrará o recheio com muito cuidado para a espátula não encostar na tigela e tirar o que foi untado.
“Essa é a parte que você tem que ter um cuidado maior. O único segredo é esse: tentar não tirar a parte que está untada”, alerta. Então, jogue o recheio e cubra com o resto da massa.
“E aí vai para o forno por cerca de 25 minutos, depende do forno de vocês, e você vai perceber pela parte de cima que ele já assou, porque ele fica douradinho em cima. A parte de baixo vai ficar mais branquinha ainda”, comenta.
Então, retire do forno e coloque em uma travessa da mesma forma como retiraria um bolo da forma. Logo após, pincele o caldo por toda a superfície e leve ao forno novamente para dourar. Em 10 minutos retire e pincele novamente. Após mais 10 minutos, retire do forno mais uma vez e pincele, desta vez apenas com melado de cana. Então, aguarde mais 10 minutos e está pronto. Além disso, o chef ainda aproveitou para preparar batatas assadas com sal grosso e alecrim e servir junto.
Ceia vegetariana: salpicão vegano
Ingredientes
- 2 xícaras de castanha de caju torrada e salgada;
- 300g “vrango” ou carne de jaca, carne de casca de banana, cogumelo eryngi ou algum outro substituto;
- 100g tofu defumado ralado;
- 1 colher de sopa de creme de cebola;
- 1 colher de sopa de vinagre branco;
- 1 cebola roxa;
- 200g passas brancas;
- 2 talos de aipo;
- Cebolinha;
- Além disso, 200g repolho cortado fininho;
- 1 cenoura grande ralada;
- 1 lata de milho;
- Batata palha;
- 1 limão;
- Pimenta-do-reino;
- Sal.
Modo de preparo
Primeiramente, prepare a “carne” de sua preferência. Nesse caso, foi usado “vrango” e, por isso, foi preciso descongelar e colocar de molho em uma “sopinha” fervente com água, creme de cebola, vinagre branco e sal por uns 10 minutos para cozinhar e temperar.
Logo após, coloque as castanhas em demolho em 2 xícaras de água fervente por 20 minutos. Em seguida, retire e bata no liquidificador com sal, limão e pimenta-do-doreino até virar um creme. Corte a cebola roxa em cubinhos bem pequenos e deixe de molho em água gelada para tirar a acidez já que vamos comer crua. Coloque as passas em água quente e um pouco de limão para inchar. Rale a cenoura. Por fim, basta misturar todos os ingredientes menos a batata palha. Deixe para colocar a batata palha na hora de servir, senão ela amolece. Prontinho! Sua ceia vegetariana está pronta para ser servida.
Fontes: apresentação no Cozinha Show (Vegfest 2022) de “peru” de tofu recheado e salpicão vegano feita pelo chef Ivan Di Simoni; e-book de receitas natalinas veganas do Pecado Vegano.