Caqui: Fruta com poderes nutricionais e cheia de benefícios
O caqui é uma das principais frutas da temporada, e sua melhor safra é a do mês de março. De origem chinesa, possui diversas variedades, sendo algumas delas muito consumidas no Brasil. No país, a maior parte da produção se dá na região Sul, onde o clima é mais propício para seu cultivo.
A fruta de cor alaranjada e polpa suculenta e doce é especialmente rica em vitamina A e vitamina C, dentre outras. Ainda, é uma excelente fonte de minerais essenciais, antioxidantes e, principalmente, fibras, o que a torna uma grande aliada da dieta e do funcionamento intestinal. Entretanto, é preciso atentar-se para sua quantidade de carboidratos, visto que esse é uma fruta rica em frutose (açúcar natural).
Caqui: Benefícios da fruta
Evita a constipação
Além de ser abundante em vitaminas, o caqui também não deixa a desejar no quesito fibras. Sendo assim, ajuda a evitar a constipação e a regular o funcionamento intestinal. Portanto, previne a sensação incômoda de inchaço e facilita a perda de peso.
Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino
Fortalece a imunidade
Nem só de fibras e vitaminas compõe-se um caqui: a fruta também é rica em antioxidantes. Essencialmente, seus antioxidantes naturais combatem a atuação de radicais livres no corpo, o que previne que doenças prejudiquem a saúde do organismo. Além disso, ajuda a evitar o estresse oxidativo, que pode provocar o envelhecimento precoce da pele e doenças graves, como o câncer.
Melhora a visão
Não só, sua abundância em vitamina A também beneficia a saúde dos olhos. Dessa forma, suas propriedades protegem o globo ocular de, por exemplo, danos na retina. Além disso, a vitamina em questão também beneficia a saúde da pele e do coração.
Leia também: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Tipos mais comuns de caqui
- Fuyu
- Rama Forte
- Taubaté
- Glombo
Como consumir o caqui
Em princípio, a fruta é mais consumida in natura. Afinal, sua polpa adocicada pode facilmente ser retirada da casca. Mas, para aproveitar a fruta ao máximo, opte por consumi-la quando a casca estiver não muito mole, mas também não muito firme, e sua coloração estiver laranja ou avermelhada.
Entretanto, há receitas que incluem a saborosa fruta, como:
- Geleias
- Compotas
- Pudim
Leia também: Alimentos com calorias negativas: Verdade ou mito?