Alimentos com calorias negativas: Verdade ou mito?

11 de novembro, 2019

Muito comentado por quem está de dieta, o termo calorias negativas é uma denominação usada para classificar o alimento que possui menos calorias do que gasta para ser digerido. Mas, afinal, é possível que existam comidas que contêm valor calórico negativo?

Entendendo as calorias negativas

Existem alimentos que possuem baixíssima quantidade de calorias em sua composição. Eles são indicados em dietas para emagrecimento por conterem pequena quantidade de carboidratos e gorduras, grande quantidade de água e por gastarem calorias para serem metabolizados pelo corpo durante a digestão. “Seria perfeito se existissem alimentos que gastassem mais calorias para comermos, com todo seu processo de mastigação, digestão e absorção, do que suas próprias calorias. Entretanto, não há estudos que confirmem essa tese.”, afirma a nutricionista Bel Fagundes, de São Paulo.

A ideia de que existam alimentos com calorias negativas é, de fato, muito tentadora. Não é de se surpreender que algo assim se tornaria tão popular, afinal, as pessoas costumam buscar por soluções fáceis e rápidas para seus problemas. Entretanto, esses alimentos milagrosos provaram ser nada além de um mito. 

A melancia e o pepino, por exemplo, ganharam a fama de possuírem calorias negativas por serem ricos em água em sua composição, além de possuírem efeitos diuréticos e pouco valor calórico.

Alimentos x emagrecimento

Vai verão, vem verão e sempre tem aquele alimento prometido como o milagre do emagrecimento. Mas será que algum alimento pode, por si só, promover a perda de peso.

Na verdade, esse processo é mais complexo e varia conforme o organismo, sendo assim, uma somatória de fatores. “Um alimento, por si só, não tem a capacidade de promover o emagrecimento. Porém, alguns chás e especiarias, tais como a pimentas, gengibre, chá verde, cafeína (café), canela, se inseridos dentro de uma dieta equilibrada e balanceada, conseguem potencializar o emagrecimento”, afirma a nutricionista Bel Fagundes.

Calorias negativas x termogênicos

Ao contrário dos alimentos de calorias negativas, os alimentos termogênicos realmente existem. Eles são aqueles que têm a capacidade de acelerar o metabolismo, sendo um grande aliado no processo de emagrecimento. Entretanto, esses alimentos têm que sempre estar associados a uma dieta equilibrada para dar efeito.

Leia também: Temperos que aceleram a queima de gordura

Exemplos de alimentos termogênicos:

  • Pimenta vermelha: possui um composto que tem a capacidade de aumentar o metabolismo basal;
  • Chá verde: extremamente rico em antioxidantes e cafeína, utilizado no auxílio da perda de peso, aumentando o metabolismo;
  • Gengibre: consegue acelerar o metabolismo, além de estimular a queima de gordura;
  • Canela: é hipoglicemiante além de melhorar o sistema imunológico;
  • Cafeína: auxilia na queima de gordura.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo