Cana-de-macaco: o que é, para que serve e como consumir o chá

Alimentação Bem-estar
22 de Março, 2021
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Cana-de-macaco: o que é, para que serve e como consumir o chá

A cana-de-macaco é uma planta medicinal também conhecida pelo nome de canarana, cana do brejo e cana-roxa. Ela é ótima para tratar problemas relacionados ao ciclo menstrual e à saúde dos rins, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Ainda, ela faz parte da família Zingiberaceae, a mesma que a cúrcuma (açafrão-da-terra).

Propriedades da cana-de-macaco

A princípio, a planta, cujo nome científico é Costus spicatus, possui propriedades antioxidantes e que combatem inflamações no corpo. Por isso, ela pode ajudar a fortalecer a imunidade e evitar que doenças prejudiquem o corpo. Além disso, é diurética. Portanto, favorece a saúde dos rins e previne, por exemplo, a formação de cálculos renais (pedras nos rins). Também por ser diurética, ela ajuda a prevenir a formação de hérnias e evita a sensação de inchaço.

Leia também: Chá de quebra pedra: Benefícios da bebida

Benefícios da planta para a saúde

Mais pesquisas são necessárias para entender melhor os potenciais efeitos benéficos do uso das folhas de cana-de-macaco. Contudo, seus defensores acreditam que a erva:

Alivia dores

Ainda, essa é uma planta de ação analgésica. Por isso, ela pode ajudar a aliviar dores, em especial as dores nas juntas, um sintoma típico da artrite, por exemplo. Ainda, essas dores podem ser um sinal de falta de vitaminas no corpo.

Leia mais: Arnica: Saiba mais sobre a poderosa planta medicinal

Melhora a respiração

Não só, essa planta pode ajudar a aliviar sintomas da gripe, da bronquite e de resfriados. Por isso, é excelente nesses casos.

Combate a cólica menstrual

No que diz respeito ao ciclo menstrual, a cana-roxa ajuda principalmente no combate das cólicas. Ainda, favorece o humor e pode aliviar a TPM e as dores de cabeça comuns desse período. Ajuda também a regular o ciclo.

Como consumir a cana-de-macaco

Por fim, a planta medicinal é, em geral, consumida na forma de chá. Seu preparo é simples. Mas, seu consumo deve ser feito apenas com indicação médica.

  • Ferva 1 litro de água
  • Adicione 2 colheres de sopas de folhas picadas da planta (encontradas à venda em lojas de produtos naturais)

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond