Cajá: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

Alimentação Bem-estar
15 de Maio, 2020
Cajá: Benefícios da fruta que você precisa conhecer

De sabor doce e levemente ácido, o cajá é uma fruta muito encontrada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Mas, que é nativa da Polinésia. Também chamado de cajá-manga, cajá-mirim, cajá-redondo e cajazinha, é muito querido no país especialmente por sua versatilidade (pode ser consumido de diversas maneiras) e suas propriedades riquíssimas para a saúde.  

Lotada de fibras, vitaminas, em especial a vitamina C, e minerais importantes, a fruta é excelente para o organismo.

Benefícios do cajá

Reduz o risco de doenças crônicas

Devido à presença de antioxidantes, é excelente para prevenir a ocorrência de graves doenças crônicas. Por exemplo, doenças como a Alzheimer e certos tipos de câncer decorrem basicamente de processos inflamatórios prolongados no organismo. Assim, a ação anti-inflamatória dos antioxidantes (e também da vitamina C) ajuda a prevenir que isso ocorra. Além disso, essas propriedades fortalecem a imunidade de modo geral. 

Ajuda a fortalecer os ossos

Minerais também complementam as propriedades da fruta. Em especial, o cálcio. Assim, devido à sua abundância em cálcio e outros minerais como o magnésio e o potássio, ajuda a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

Leia também: Saúde dos ossos: Saiba quais alimentos evitar

Combate a fadiga 

O cajá é uma fruta altamente energizante e que ajuda a combater a fadiga (cansaço). Ou seja, é uma boa escolha de alimento pré-treino e pode melhorar a performance durante a prática de atividades físicas.

Pele jovem e firme 

Rico em vitamina A, também chamada de retinol, seu consumo é muito benéfico para a saúde e aparência da pele! A vitamina A é considerada um carotenoide. Dessa maneira, reduz inflamações na pele e previne o envelhecimento precoce, decorrente do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. Sendo assim, o consumo da fruta ajuda a garantir uma pele firme e jovial.

Como consumir o cajá

  • In natura – apenas a polpa;
  • Suco;
  • Além disso, sorvete;
  • Infusão das folhas;
  • Salada de frutas;
  • Por fim, sobremesas diversas.

Leia também: Tabela nutricional do cajá-manga

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra