Cansaço excessivo? 3 motivos que apontam que o culpado pode ser o café
Uma das principais razões pelas quais as pessoas bebem café todos os dias está na propriedade energética da cafeína. Contudo, às vezes a bebida pode ter o efeito contrário: dependendo da quantidade e do horário que você toma o café, ele causa cansaço excessivo. Entenda por que:
Motivos pelos quais o café gera cansaço
1 – Você adquiriu alta tolerância à cafeína
Quando você consome a substância regularmente, seu corpo começa a ficar tolerante aos poucos. Ou seja, com o passar do tempo, a mesma quantidade de café passa a fazer menos efeito.
É claro que isso não vale para quem bebe uma xícara ou outra de vez em quando, mas sim para quem abusa do líquido (ou de outros itens ricos em cafeína) com muita frequência. É por isso, aliás, que algumas pessoas têm dores de cabeça quando tentam diminuir o consumo de café — como um sinal de abstinência mesmo.
Se você acha que está ficando dependente, vale reduzir aos poucos. Isto é, compre o pó descafeinado ou faça um chá relaxante de vez em quando.
Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café
2 – Você está usando o café como um substituto do seu sono
Não adianta se entupir de café e não dormir adequadamente: uma hora, o seu corpo vai sofrer as consequências. O cansaço excessivo é um sinal de que você precisa colocar o sono em dia.
Em vez de preparar uma xícara quentinha quando a energia cair durante a tarde, por exemplo, o mais indicado é tirar um cochilo revigorante de 15 a 20 minutos.
3 – Café e cansaço: Você está consumindo a bebida tarde demais
A cafeína pode ficar até seis horas na sua corrente sanguínea. E em pessoas que são mais sensíveis à substância, ela pode impedir o sono. Portanto, se você pretende ir para a cama às 22h, não ingira a bebida depois das 16h.
Leia também: Café quebra jejum intermitente? Saiba mais