Chá de valeriana: Benefícios e como preparar em casa

Alimentação Bem-estar
19 de Abril, 2021
Chá de valeriana: Benefícios e como preparar em casa

Se você quiser fortalecer a imunidade e aliviar sintomas da ansiedade, o chá de valeriana pode ajudar. Valeriana é uma planta de propriedades calmantes que podem ajudar a prevenir a insônia e amenizar a ansiedade, Além disso, quando preparada na forma de chá, ela pode também aliviar sintomas da menopausa e da TPM.

Propriedades da valeriana presentes no chá

A planta (Valeriana officinalis) possui propriedades relaxantes e calmantes, além de ser fonte de ácido valérico (presente na raiz da planta), que tem efeito sedativo e pode proteger a saúde do cérebro.

Benefícios do chá de valeriana

Alivia o estresse e a ansiedade

O chá de valeriana é mais conhecido por aliviar sintomas da ansiedade, bem como do estresse. Sendo assim, ele é um aliado da saúde mental. Em resumo, a planta possui propriedades que interagem com o neurotransmissor GABA (Ácido gama-aminobutírico). Portanto, o chá pode reduzir a irritabilidade e o mau humor.

Leia mais: Alimentos que combatem a ansiedade: Veja algumas opções

Previne a insônia

Também beneficia a saúde mental ao prevenir a insônia. Basicamente, beber uma xícara da infusão cerca de 30 minutos antes da hora de dormir pode não apenas melhorar a qualidade do sono, como também reduzir a dificuldade de dormir. Ou seja, é possível “cair no sono” mais rapidamente com a ingestão da bebida.

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Protege a saúde do cérebro e melhora a concentração

A bebida pode proteger a saúde cerebral das doenças neurodegenerativas. Sendo assim, reduzir o risco de doenças como, por exemplo, o Alzheimer. Além disso, sua ingestão pode também aumentar a capacidade de manutenção do foco e da concentração.

Leia mais: Como a ansiedade afeta o foco e a concentração

Ameniza cólicas menstruais e sintomas da menopausa

Por fim, a infusão da valeriana também é favorável para mulheres que sofrem com dores menstruais, em especial as cólicas. Pode ainda amenizar os sintomas da menopausa, período comumente marcado por mudanças de humor, ganho de peso, ondas de calor e mais.

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Como fazer o chá de valeriana

  • A bebida é feita usando a raiz seca da valeriana (10 g)
  • Aqueça 500 ml de água
  • Aguarde o ponto de fervura e a infusão estará pronta
  • Sirva quando morno

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

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