Café da manhã para hipertrofia: saiba o que comer
Há quem diga que o café da manhã é a principal refeição do dia. Por outro lado, algumas pessoas não o enxergam como uma prioridade — seja por falta de tempo ou apetite. Diversos estudos já mostraram os benefícios de comer de manhã tanto para a saúde mental quanto para a saúde geral do corpo. Além disso, pular o café da manhã foi, por muito tempo, associado a uma estratégia de emagrecimento, mas tal prática também já foi desmistificada pelos especialistas. Assim, a nutróloga Marianna Magri explica quais as melhores opções de café da manhã para hipertrofia.
Café da manhã para hipertrofia
Quando o assunto é ganhar massa muscular, é preciso, acima de tudo, o consumo de proteínas e carboidratos. Eles são os principais macronutrientes para o objetivo, uma vez que ajudam no fornecimento de energia para o corpo e na construção dos músculos. Além disso, zinco, selênio, vitamina B e gorduras boas devem fazer parte do cardápio.
“Para o café da manhã, é essencial uma alimentação reforçada com carboidratos. Pode consumir tapioca com pasta de atum ou amendoim e shakes de frutas como banana, açaí e abacate, por exemplo”, diz.
Nas demais refeições, a nutróloga explica a importância de equilibrar as quantidades de carboidratos e proteínas. Assim, é possível combinar alimentos como batata-doce e ovos, mandioca e carne vermelha magra, entre outros. Além disso, outra dica essencial para atingir o objetivo de maneira saudável é manter-se hidratado durante todo o dia.
Leia também: Massa magra: Como saber se estou perdendo músculos ou gordura
O que evitar
Ficar períodos muito longos sem comer ou pular o café da manhã não é recomendado para quem deseja ganhar massa magra. Isso porque não se alimentar com as quantidades corretas e a frequência adequada pode prejudicar os resultados que se almeja.
“Não consumir a quantidade adequada de proteínas e comer pouco ou comer demais também atrapalha”, completa a profissional. Além disso, não é interessante incluir alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes, açúcar branco e alimentos processados na refeição. Assim, adicionar alimentos ultraprocessados em uma dieta para ganho de massa muscular não é uma boa ideia — seja no café da manhã ou em outro momento do dia. Pois, além de terem uma lista extensa de malefícios para saúde, tais alimentos podem prejudicar durante o treino e não facilitam a recuperação muscular (essencial para a hipertrofia).
Leia também: Emagrecer: Dicas que ajudam a queimar gordura abdominal
5 opções de café da manhã para hipertrofia
Acima de tudo, o café da manhã é um momento importante para aumentar os níveis de açúcar e conquistar energia para começar um novo dia. Veja algumas opções:
- 1) Café com Leite (pode ser vegetal) + Pão com Requeijão ou Homus de Grão-de-Bico;
- 2) Fruta com iogurte Natural + Oleaginosas/Sementes (amêndoas, castanha de caju, semente de girassol);
- 3) Crepioca feita com ovos e tapioca;
- 4) Vitamina feita com leite (pode ser vegetal), fruta e suplemento proteico;
- 5) Panqueca de banana, ovo e aveia com pasta de amendoim.
Leia também: Porque suas pernas não ficam definidas (mesmo com treinos)