Massa magra: Como saber se estou perdendo músculos ou gordura

2 de agosto, 2019

Para emagrecer não existe mágica: é preciso aliar alimentação saudável com uma rotina de exercícios. No entanto, quando fazemos dietas e praticamos atividades regularmente, podemos perder também massa muscular (a massa magra) em vez da indesejada gordura. Mas, como saber se estou perdendo músculos em vez de gordura?

Ao se pesar, não é possível identificar quem está indo embora. Isso porque um quilo de músculo é o mesmo que um quilo de gordura. Porém, o músculo é mais compacto e ocupa menos espaço. Ou seja, o que pode fazer com que o emagrecimento esteja acontecendo mesmo quando não ocorrem grandes mudanças nos ponteiros da balança. 

Massa magra: Como saber se estou perdendo músculos em vez de gordura

Ao diminuir a quantidade de gordura do corpo e aumentar a taxa de musculatura, a ideia é que o corpo fique, gradativamente, mais tonificado e haja ganho de força. Assim, a melhor maneira de perceber alterações no índice de massa corpórea e porcentagem de gordura no corpo é fazendo uma avaliação completa e profissional. Com auxílio da balança de bioimpedância e com o adipômetro.

Leia também: Emagrecer: Dicas que ajudam a queimar gordura abdominal

Ainda assim, há alguns sinais que podem ser observados no cotidiano que denunciam se o corpo está ficando mais forte ou com índice de gordura mais alto. Confira: 

ganhar músculos perdendo músculos

Fraqueza e preguiça

O exercício está parecendo mais difícil a cada dia e sua performance não deslancha? “Queixas de fraqueza, a estagnação ou falta de evolução no treino pode ser um sinal de eliminação da massa magra”, alerta a educadora física Meire Rodrigues. “Esse efeito pode ser ocasionado por excesso de atividades físicas, dietas muito restritivas ou desequilibradas”, completa. 

Flacidez

Alguns locais tendem a acumular mais gordura quando há ganho de peso gordo, principalmente, nas mulheres: cintura, peitoral, culote e glúteos. “Então, essas regiões são as primeiras a se privilegiarem do processo de emagrecimento. Assim, tornando-se mais durinhas e firmes conforme a dieta e os exercícios fazem resultado”, conta a profissional. “Mas, se estiver emagrecendo e ainda assim as celulites não diminuíram – ou até mesmo estão mais aparentes – ou se esses locais apresentarem mais flacidez, isso pode ser um sinal de perda de musculatura em vez gordura”, completa. 

Emagrecimento acelerado pode indicar que você está perdendo músculos

Emagrecer mais de um quilo e meio por semana traz uma sensação de que tudo está indo bem. Mas, também deve ser um ponto de atenção. Perder muito peso de maneira rápida pode estar associado à perda de musculatura. “O corpo humano tem um limite de queima de gordura por tempo.  Assim, se o consumo de energia ultrapassar esse limite ou, ainda, se o corpo não for nutrido corretamente, com certeza as fibras musculares serão utilizadas como fontes de energia”, finaliza a especialista. 

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.