Broto de bambu: Propriedades e benefícios do alimento

Alimentação Bem-estar
12 de Junho, 2020
Broto de bambu: Propriedades e benefícios do alimento

O broto de bambu é consumido no Oriente há séculos, principalmente na culinária chinesa. Também chamado de takenoko, é altamente nutritivo e pode beneficiar muito a saúde.  Na verdade, existem mais de 200 espécies de bambu, sendo a comestível (Phyllostachysaurea) apenas uma delas. Ainda, o broto de bambu é pouco calórico, rico em fibras e abundante em água.

Leia mais: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades

Benefícios do broto de bambu

Combate a constipação

Apesar de também ser rico em vitaminas e minerais, seu principal e mais abundante nutriente são as fibras. Devido à abundância em fibras, o broto de bambu ajuda no funcionamento do sistema intestinal e, por isso, combate a prisão de ventre (constipação).

Protege o coração

Também é rico em vitaminas, especialmente a do complexo B (como a riboflavina, niacina e a tiamina), minerais e antioxidantes, os quais ajudam a assegurar a saúde cardiovascular. Ainda, possui uma quantidade relevante de proteínas, o que beneficia o coração. Entre os minerais contidos em sua composição, cálcio, fósforo e potássio são maioria. O potássio, em especial, auxilia no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de ajudar a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Leia também: Comer tarde da noite pode comprometer a saúde do coração

Fortalece os ossos

Rico em cálcio, o broto de bambu ajuda a prevenir a osteoporose, ou seja, a condição em que os ossos se tornam frágeis. Portanto, ter uma dieta rica em cálcio garante que ossos mantenham-se fortes e saudáveis.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Ajuda no emagrecimento

Por ser pouco calórico e rico em fibras, ajuda a potencializar o emagrecimento. Basicamente, sua ingestão atua em controlar o apetite, pois promove a sensação de saciedade, além de diminuir o inchaço estomacal, pois acelera o trânsito intestinal.

Como consumir o broto de bambu

  • Saladas;
  • Caldos e sopas;
  • Refogado e cozido;
  • Em conserva;
  • Frito, assado ou seco, na forma de pó ou farelo.

Leia também: Broto de brócolis: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!