Bicarbonato de sódio: Usos, benefícios e cuidados
Se existe um ingrediente curinga para se ter em casa, com certeza é o bicarbonato de sódio. Basta uma pesquisa rápida na internet que você o encontra em receitas de higiene pessoal, alimentação e até limpeza da casa. Mas será que todos os seus usos são seguros e recomendados por especialistas? Confira:
O que é o bicarbonato de sódio?
Quimicamente falando, o bicarbonato de sódio é considerado um tipo de sal. Ele é composto por um íon sódio (Na+) e um íon bicarbonato (HCO3-), e a sua fórmula é representada por NaHCO3.
Por apresentar um pH alcalino, ele é capaz de neutralizar substâncias ácidas — e aí surgem muitas das suas aplicações.
Leia também: Como fazer batata-doce no micro-ondas? Receita leva até 10 minutos!
Para que serve o bicarbonato de sódio?
As possíveis utilizações do bicarbonato de sódio são inúmeras. Confira as principais:
Na cozinha:
Massas mais areadas
Quer um bolo mais fofinho e macio? Misture uma colher (de café) de bicarbonato e um pouco de suco de limão na massa ainda crua. O truque é conhecido e funciona: quando aquecido a temperaturas acima de 50°C, o composto libera dióxido de carbono (CO2), o que deixa o alimento mais aerado. Mas para que o processo funcione, é necessário, além do calor, alguma substância ácida.
Eliminação de agrotóxicos em cascas de frutas e verduras
De acordo com uma pesquisa divulgada no periódico americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, o bicarbonato de sódio se mostrou mais eficaz do que outros produtos, como água e cloro, para eliminar pesticidas de cascas de frutas e verduras. Contudo, vale lembrar que ele não é capaz de eliminar agrotóxicos do interior dos alimentos.
Na limpeza da casa:
Geladeira sem cheiros
Deixar um pote aberto com um pouco de bicarbonato de sódio faz com que o pó absorva e neutralize cheiros desagradáveis (que geralmente são causados por elementos ácidos).
Limpeza do forno
O seu forno apresenta manchas de gordura difíceis de tirar? Aqui vai uma dica milagrosa! Misture meia xícara de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de vinagre branco. Passe para um borrifador e espirre onde quiser limpar. Espere 10 minutos para que a mistura faça efeito, e finalize com um pano úmido ou uma esponja. O mesmo vale para o micro-ondas e para utensílios de madeira.
Leia também: Saiba como limpar os utensílios de madeira da sua cozinha
Remoção de manchas nas roupas e nos panos
Roupas brancas e panos de prato manchados também podem parecer novos com a combinação de bicarbonato de sódio (cinco colheres de sopa) e sal (cinco colheres de sopa). Basta deixar as peças de molho por até duas horas, e depois lavar normalmente.
Para a saúde:
Antiácido
Como já dito anteriormente, o composto é capaz de neutralizar substâncias ácidas — até aquelas presentes no estômago! Por isso, muita gente costuma consumi-lo em casos de azia e má digestão.
Mas é sempre bom lembrar que o bicarbonato de sódio não substitui uma ida ao médico caso os sintomas sejam frequentes e intensos, uma vez que ele não trata a causa do problema. Além disso, se ingerido em excesso, ele pode trazer alguns problemas, como alterar o pH do sangue, aumentar a pressão arterial e provocar um efeito rebote (ou seja, estimular o sistema digestivo a produzir ainda mais ácidos). Portanto, é sempre bom consultar o seu médico.
Limpeza do couro cabeludo
No que diz respeito ao couro cabeludo, o produto ajuda a diminuir o risco de proliferação fúngica e/ou bacteriana, além de evitar dermatites seborreicas na região.
No entanto, e como toda receita caseira, essa utilização apresenta riscos. Por isso, deve ser acompanhada por um profissional, já que pode ressecar o cabelo, estimular a quebra dos fios e até gerar irritações.
Diminuição de odores corporais
Por fim, o bicarbonato também reduz o crescimento de micro-organismos presentes em outras partes do corpo, como nas axilas e nos pés, o que contribuiria para aliviar os cheiros ruins. Mas ele não impede a transpiração.
Leia também: Como limpar o forno sem erros! 5 dicas práticas
Cuidados com o bicarbonato de sódio: ele clareia os dentes e acaba com as espinhas?
Alguns usos do bicarbonato de sódio são bem famosos, mas mais controversos, e muitas vezes até ineficazes. É o caso do tratamento da acne. Teoricamente, ele tem efeitos adstringente e seborregulador, porém, não existem estudos científicos comprovando essas propriedades.
Ademais, o bicarbonato de sódio não ajuda a clarear os dentes. Por ser um composto químico natural, ele reduz a alcalinidade e a acidez, deixando o PH mais próximo da neutralidade.
Por isso, ele pode se mostrar eficiente na remoção de manchas extrínsecas. Ou seja, promove uma limpeza apenas na camada superficial do esmalte, dando a impressão de que os dentes estão mais brancos. No entanto, isso pode causar desgaste, pois as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso.
O mais recomendado é que o clareamento dental seja feito com um profissional. Tanto no consultório quanto no método caseiro são utilizados géis como peróxido de hidrogênio ou carbamida. Dessa maneira, a cor do dente é alterada através da oxidação dos pigmentos amarelados da dentina.