Dá para salvar um prato que foi salgado demais?

Alimentação Bem-estar
30 de Janeiro, 2020
Dá para salvar um prato que foi salgado demais?

errou a mão no sal e estragou um prato? Fique tranquilo que isso é mais comum do que você imagina, e a boa notícia é que tem como consertar um prato que foi salgado demais

Sopas e ensopados

Se pratos de sopas e ensopados estão com excesso de sal, uma das soluções é esquentar uma batata e cozinhá-la no líquido. Assim, a função da batata será absorver tanto o líquido como o sal. Em seguida, prove e ajuste o tempero.

Caso o seu prato continue salgado, outra alternativa é aumentar o volumes dos outros ingredientes da receita para compensar a quantidade de sal.

Purê

Estava preparando um purê de batatas, por exemplo, e exagerou no sal? Por mais que parece estar tudo perdido, você pode cortar o sal com gordura, como manteiga ou creme de leite

No entanto, se você não estiver com pressa, a melhor opção é cozinhar outra batata e amassá-la.

Legumes ou frango

Se salgar um pedaço de frango ou legumes assados, seja criativo: desfie o frango e misture com verduras e um molho não temperado. Já, os legumes assados podem ser transformados em arroz ou quinoa, para isso basta picá-los. 

Leia mais: Arroz de couve-flor: Benefícios e receita

Frutas do mar e moluscos

Pratos com frutos do mar e molusco são mais difíceis de saber a quantidade ideal de sal. Peixes como salmão e linguado podem ser temperados com o mesmo tanto de sal quanto um pedaço de frango ou bife.

Porém, alguns frutos do mar são mais delicados e devem ser temperados com atenção. Esse é o caso de camarão, vieira, lagosta e caranguejo, isso porque eles possuem salinidade naturais e não precisam de tanto sal.

Caso você salgue um caldo de mexilhões sirva-o com pão ao lado para ser mergulhado no caldo e absorver um pouco do sal.

Biscoitos e bolos

Infelizmente, biscoitos e/ou bolos salgados não podem ser consertados. Mas, você pode transformá-los em novas sobremesas.

Por exemplo, o bolo pode ser repartido em pedaços grandes e ser servido com frutas frescas e geleia, que por serem muito doces, equilibrarão o sal dessa sobremesa.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros