Cafeína: conheça os benefícios que ela oferece para a beleza
Conhecida por ser o principal ingrediente ativo do café, a cafeína se tornou mais uma grande aliada da beleza. Isso porque ela é uma substância que tem o poder de combater alguns problemas comuns como olheiras e envelhecimento da pele. Conheça a seguir os benefícios da cafeína!
Leia também: Afinal, cafeína faz mal?
O que é a cafeína?
A cafeína é uma substância encontrada café e em alguns outros alimentos, como cacau, guaraná, erva-mate e chá-verde, e também em suplementos.
Quando absorvido pela corrente sanguínea, este componente é levado ao cérebro, onde gera uma ação estimulante.
Como resultado, ele influencia nosso humor, estado de alerta, desempenho esportivo e capacidade de raciocínio e foco.
Leia também: Cafeína pode nos ajudar a resolver problemas, diz estudo
Benefícios para a beleza
Por ser uma substância estimulante, ela tem a capacidade de ativar a circulação sanguínea e contribuir para a saúde da pele.
Com isso, um dos benefícios da cafeína para a beleza, de acordo com a dermatologista Michele Monteiro, do Rio de Janeiro, é a redução das bolsas nas pálpebras.
A profissional explica que, quando usada em cremes para a área dos olhos, ela ajuda a amenizar o inchaço e inflamação, além de diminuir o acumulo de sangue, que contribui para a melhora das marcas escuras.
Leia também: Afinal, quais são os tipos de olheiras?
“Além disso, a cafeína também é antioxidante e combate os radicais livres, que leva à prevenção do envelhecimento”, completa.
Por fim, ela ainda estimula a regeneração celular, que leva ao aspecto saudável e jovem da pele.
Leia também: Máscara de café: Conheça os benefícios para a pele e aprenda receitas
Como usar a favor da beleza
A cafeína pode ser usada de forma oral, com bebidas como o café, ou em cosméticos como cremes e máscaras faciais, por exemplo.
“Eu só não indico para esfoliação. Os grãos de café não são uniformes e podem causar lesões por atrito e irritações na pele”, explica a dermatologista.
Na dúvida, sempre busque um profissional para que ele avalie seu caso e indique o melhor tratamento.
Fonte: Michele Monteiro, dermatologista, do Rio de Janeiro.