Barriga inchada e dura, cólicas abdominais, gases e até constipação são sintomas comuns em algumas pessoas — principalmente nas mulheres: de acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 2 em cada 3 brasileiras têm problemas intestinais. Se você sofre com o problema, continue lendo e saiba mais!
Leia também: Alimentos que combatem o inchaço abdominal
A distensão abdominal pode acontecer por diversas razões. Por isso, é essencial consultar um médico para investigar possíveis condições e síndromes que exigem cardápios específicos. A seguir, confira quais são:
Descartadas as possibilidades de outras condições de saúde, é possível adotar pequenas mudanças no dia a dia para aliviar os desconfortos. Veja, então, os itens que mais deixam a barriga inchada e dura:
Os alimentos FODMAPs dizem respeito aos carboidratos altamente fermentativos: oligossacarídeos (trigo, centeio, diversas frutas, legumes e leguminosas), dissacarídeos (lactose do leite e derivados), monossacarídeos (frutose das frutas e mel) e polióis (presente em algumas frutas e adoçantes).
Contudo, os FODMAPs podem ser de difícil digestão para algumas pessoas. Assim, esses alimentos, apesar de nutritivos, têm uma característica osmótica (absorvem água) e fermentativa, piorando sintomas de gases e estufamento.
Confira uma lista dos principais FODMAPs:
Além disso, vale lembrar que uma dieta rica em carboidratos refinados, produtos processados, álcool e sódio, mas pobre em fibras e líquidos, piora o trânsito intestinal, provocando também a sensação de uma barriga inchada e dura. Portanto, vale olhar para o seu cardápio como um todo antes de sair excluindo itens específicos dele.
Veja também: Barriga de estresse: saiba o que é e como perdê-la