Apiterápicos: o que são, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
18 de Maio, 2022
Apiterápicos: o que são, benefícios e como consumir

Nem todo mundo conhece o termo apiterápicos. Por outro lado, a maioria sabe o que é mel, geleia real, própolis… E por aí vai. Mas, na verdade, eles são a mesma coisa!

Produtos apiterápicos são aqueles produzidos pelas abelhas e usados como grandes aliados da nossa saúde. “Também servem de auxílio complementar no tratamento de algumas doenças”, aponta a farmacêutica Andresa Berretta.

Quais são os apiterápicos?

Como já mencionado anteriormente, o própolis (bem como o seu extrato) é um grande exemplo. “A palavra vem do grego pro- (em defesa), e polis- (cidade ou comunidade). Isto é, ‘em defesa da comunidade’”, explica a especialista. No caso dos insetos, a substância serve para protegê-los contra outros animais e micro-organismos, para reparar danos na colmeia e mumificar predadores.

Mas a lista de exemplos não para por aí: também são apiterápicos o mel, a geleia real, a apitoxina e o pólen.

Quais os benefícios dos apiterápicos?

Segundo a especialista, eles têm ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e imunomoduladora. “Há estudos que demonstram que o extrato de própolis, por exemplo, atua no sistema imunológico em duas frentes: estimulando positivamente o sistema de defesa e combatendo possíveis investidas de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos, além de exercer efeito anti-inflamatório”, diz. Isso acontece por conta da presença de compostos fenólicos, como os flavonoides.

Além disso, o mel e a geleia real são extremamente nutritivos. A segunda carrega açúcares, proteínas, lipídios e vitaminas E, D e do complexo B. “Devido à sua composição, a geleia real apresenta atividade anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico”, afirma a profissional.

Por fim, o pólen das abelhas é o único alimento que contém todos os 22 aminoácidos essenciais para o organismo. “Também possui inúmeras vitaminas, sendo particularmente rico em carotenos (vitamina A) e rutina (vitamina P).”

Contraindicações

Os apiterápicos são contraindicados em alguns casos:

  • Pessoas alérgicas a produtos derivados das abelhas;
  • Crianças menores de dois anos;
  • Gestantes e lactantes.

Leia também: Afinal, como o mel pode ser aliado no esporte?

Como utilizar os apiterápicos?

As dosagens podem variar de acordo com a concentração do produto em questão, e geralmente os apiterápicos são utilizados no dia a dia e como complemento a tratamentos de doenças — gripes e resfriados, por exemplo. “Vale a pena citar que, independentemente das ações comprovadas do própolis por estudos científicos, jamais deve-se deixar de procurar orientação médica”, recomenda a farmacêutica.

Fonte: Dra Andresa Berretta, farmacêutica responsável e gerente do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Apis Flora.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva