Geleia real: Propriedades, benefícios e como consumir

6 de março, 2020

A geleia real é um verdadeira superalimento, pois trata-se do mel produzido pelas abelhas operárias a fim de alimentar a abelha rainha ao longo de toda a sua vida de aproximadamente 5 anos.

Como comparativo, uma abelha operária vive em média apenas 45 dias. Sendo assim, esse é um alimento altamente nutritivo e cheio de boas propriedades.

Em princípio, sabe-se que o alimento é altamente rico em vitaminas e fitoquímicos antioxidantes. Sendo assim, são essas as propriedades que garantem a longa vida da abelha rainha, visto que a geleia real é sua única fonte de nutrição.

Ainda, a substância de textura pastosa e de cor branca com aspecto leitoso é também rica em minerais essenciais, água, açúcar, proteína e gordura boa. Entre os minerais mais abundantes em sua composição, destacam-se magnésio, ferro e zinco. 

Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Benefícios da geleia real

Melhora o humor

Graças às ricas propriedades e especialmente ao seu teor de açúcar, o alimento da abelha rainha está ligado a uma melhora do humor quando consumido por nós, humanos. Nesse sentido, o pode ser usado no combate e tratamento da ansiedade, depressão e do estresse crônico. 

Leia mais: Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Combate o cansaço

Ainda, o alimento está ligado ao combate da fadiga (sensação de cansaço), afinal, é uma excelente fonte de energia. Também, possui forte ação estimulante, por isso, é uma boa opção de pré-treino, podendo melhorar a performance durante a prática de atividades físicas.

Fortalece a imunidade

A geleia real está diretamente ligada ao fortalecimento da imunidade. Dessa forma, devido à abundância em vitaminas e antioxidantes, ajuda a proteger o organismo e previne que doenças prejudiquem a saúde do corpo.

Leia mais: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?

Não só, seus benefícios não param por aí. Mais, a geleia da abelha rainha também beneficia a saúde humana de outras formas: 

  • Aumento da libido e da fertilidade;
  • Hidrata a pele;
  • Pode ajudar na prevenção do câncer;
  • Alívio da tosse e problemas respiratórios.

Como consumir a geleia real

Em princípio, a geleia pode ser encontrada em sua forma fresca à venda junto aos frascos de mel em mercados e lojas de produtos naturais. Não só, é possível consumi-la na forma de cápsulas. Seu uso na indústria cosmética também vem crescendo, por isso, pode ser utilizada em cremes para cabelo e para pele. 

Leia também: Pólen de abelha: O que é, benefícios e propriedades

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo