Pólen de abelha: O que é, benefícios e propriedades

Alimentação Bem-estar
29 de Novembro, 2019
Pólen de abelha: O que é, benefícios e propriedades

O pólen de abelha já ganhou o título de superalimento. Afinal, seus benefícios à saúde são inúmeros graças às suas propriedades riquíssimas. Ele é a fonte de proteína da abelha, ou seja, é seu alimento, que é produzido por elas mesmas. Nesse sentido, é considerado um dos alimentos mais ricos que há, pois sua composição é basicamente enzimas, aminoácidos e vitaminas do complexo B.

O alimento é retirado das flores, misturado com o mel e demais ingredientes coletados pelas abelhas e, assim, é embalado e pronto para ser vendido e, então, consumido.

Pólen de abelha: Benefícios

Esse alimento ficou ainda mais famoso em 2014, quando a ex-Spice Girl Victoria Beckham fez um tweet dizendo que estava consumindo o ingrediente. Desde então, virou febre.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Alívio de dores

Pesquisas demonstraram que o pólen tem propriedades anti-inflamatórias. Não só, esse alimento ajuda a amenizar queimaduras e alivia sintomas da menopausa. 

Diga não às alergias

A crença popular de que o mel ajuda no combate de alergias é, afinal, verdadeira. O mel possui propriedades anti-bactericidas e anti-inflamatórias. Além disso, ajuda a combater infecções. Os mesmos efeitos podem ser observados no pólen da abelha. Entretanto, a princípio, um médico sempre deve ser consultado.

Melhor funcionamento do corpo

Além de turbinar o sistema digestivo, o pólen ajuda também no sistema imune, justamente por ser excelente para a flora intestinal. 

Combate de doenças graves

O pólen ajuda no combate de doenças como a diabetes. Não só, por conter grande quantidade de rutina, um antioxidante, o sistema cardiovascular é beneficiado, pois previne o entupimento das artérias. 

Pólen de abelha: Propriedades

O pólen contém todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é rico em minerais, fibras, proteína, hormônios vegetais e vitaminas – a A, a C, a E, a D e as do complexo B.

Leia mais: Superalimentos: O que são e como incluir no cardápio

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!