Anchova: O que é peixe anchova e benefícios

Alimentação Bem-estar
05 de Fevereiro, 2020
Anchova: O que é peixe anchova e benefícios

A anchova é um peixe nutritivo, acessível e excelente fonte de proteína e vitaminas. Ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que a sardinha ou aliche. Mas, apesar de muitos confundirem, a verdade é que são três peixes diferentes.

Assim, a anchova é encontrada ao redor de todo o globo, em todos os oceanos, entretanto, é mais comum no Mar Mediterrâneo e mares tropicais, de temperaturas amenas. Também conhecido como enchova ou anchoveta, é um peixe azul de tamanho pequeno.

É excelente fonte de proteínas, mas suas propriedades não param por aí: é também um peixe rico em gordura boa, especialmente ômega-3, vitaminas e minerais. Além disso, vale destacar sua abundância em vitamina E e selênio, mineral importante para a imunidade e para o metabolismo, além de ferro e cálcio. 

Anchova: Benefícios do peixe

Faz bem pro coração

Fonte de ômega-3, esse peixe protege o coração. Isso se deve ao seu potencial de diminuir os níveis de LDL (colesterol mau). Assim, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Ossos fortes 

Coração e ossos fortes também. Rico em cálcio, ajuda no fortalecimento ósseo, protegendo de doenças como a osteoporose, cujo tratamento mais indicado é uma dieta saudável. Além disso, dentes, cabelo, pele e músculos se beneficiam. 

Anchova ajuda no emagrecimento

Fonte de proteína e gordura boa, o alimento promove a saciedade, assim, previne excessos na hora da alimentação. Dessa maneira, ajuda no emagrecimento, especialmente na redução do tecido adiposo (perda de gordura). 

Leia também: Peixe emagrece?

Favorece a visão

Por ser rica em vitamina A, favorece a saúde dos olhos, diminuindo o risco de doenças no globo ocular. Além disso, sua abundância em ácidos graxos, como o ômega-3, beneficia a saúde ocular.

Como consumir anchova

A anchova é versátil e pode ser consumida frita, grelhada, assada, preparada no vapor e até mesmo ensopada. Portanto, faz parte das mais variadas receitas. Conheça algumas:

  • Anchova assada ao forno;
  • Ensopada com legumes;
  • Grelhada com acompanhamentos, como salada ou massa.

Leia mais: Vantagens de colocar peixe na dieta

Cuidados no consumo

Como com tudo, deve haver moderação. Quando consumida em excesso, a anchova pode ser prejudicial, pois pode haver presença de mercúrio, um metal pesado danoso, nos peixes. Portanto, preze sempre pela moderação. 

Além disso, pessoas hipertensas não devem consumir a versão em conversa, devido ao seu alto teor de sódio.

Receita de anchova assada

anchova

Ingredientes

  • 100 gramas de filé de anchova fresco
  • 1/2 copo americano de suco de limão sem açúcar
  • 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
  • 2 colheres (café) de sal refinado

Modo de preparo

Lavar o peixe em água com limão, e temperar com sal e limão. Envolver num papel alumínio, e colocar no forno. Mas, quando estiver relativamente assado, retire o papel alumínio e pincele a manteiga, voltando para o forno até assar por completo. Por fim, sirva.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor