Anchova: O que é peixe anchova e benefícios
A anchova é um peixe nutritivo, acessível e excelente fonte de proteína e vitaminas. Ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que a sardinha ou aliche. Mas, apesar de muitos confundirem, a verdade é que são três peixes diferentes.
Assim, a anchova é encontrada ao redor de todo o globo, em todos os oceanos, entretanto, é mais comum no Mar Mediterrâneo e mares tropicais, de temperaturas amenas. Também conhecido como enchova ou anchoveta, é um peixe azul de tamanho pequeno.
É excelente fonte de proteínas, mas suas propriedades não param por aí: é também um peixe rico em gordura boa, especialmente ômega-3, vitaminas e minerais. Além disso, vale destacar sua abundância em vitamina E e selênio, mineral importante para a imunidade e para o metabolismo, além de ferro e cálcio.
Anchova: Benefícios do peixe
Faz bem pro coração
Fonte de ômega-3, esse peixe protege o coração. Isso se deve ao seu potencial de diminuir os níveis de LDL (colesterol mau). Assim, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Ossos fortes
Coração e ossos fortes também. Rico em cálcio, ajuda no fortalecimento ósseo, protegendo de doenças como a osteoporose, cujo tratamento mais indicado é uma dieta saudável. Além disso, dentes, cabelo, pele e músculos se beneficiam.
Anchova ajuda no emagrecimento
Fonte de proteína e gordura boa, o alimento promove a saciedade, assim, previne excessos na hora da alimentação. Dessa maneira, ajuda no emagrecimento, especialmente na redução do tecido adiposo (perda de gordura).
Favorece a visão
Por ser rica em vitamina A, favorece a saúde dos olhos, diminuindo o risco de doenças no globo ocular. Além disso, sua abundância em ácidos graxos, como o ômega-3, beneficia a saúde ocular.
Como consumir anchova
A anchova é versátil e pode ser consumida frita, grelhada, assada, preparada no vapor e até mesmo ensopada. Portanto, faz parte das mais variadas receitas. Conheça algumas:
- Anchova assada ao forno;
- Ensopada com legumes;
- Grelhada com acompanhamentos, como salada ou massa.
Leia mais: Vantagens de colocar peixe na dieta
Cuidados no consumo
Como com tudo, deve haver moderação. Quando consumida em excesso, a anchova pode ser prejudicial, pois pode haver presença de mercúrio, um metal pesado danoso, nos peixes. Portanto, preze sempre pela moderação.
Além disso, pessoas hipertensas não devem consumir a versão em conversa, devido ao seu alto teor de sódio.
Receita de anchova assada
Ingredientes
- 100 gramas de filé de anchova fresco
- 1/2 copo americano de suco de limão sem açúcar
- 1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
- 2 colheres (café) de sal refinado
Modo de preparo
Lavar o peixe em água com limão, e temperar com sal e limão. Envolver num papel alumínio, e colocar no forno. Mas, quando estiver relativamente assado, retire o papel alumínio e pincele a manteiga, voltando para o forno até assar por completo. Por fim, sirva.