Alimentos gelados no inverno fazem mal?

Alimentação Bem-estar Saúde
22 de Julho, 2022
Alimentos gelados no inverno fazem mal?

Muito provavelmente você já ouviu falar que bebidas e alimentos gelados no inverno não devem ser consumidos em dias frios, pois podem causar gripes, resfriados e outros problemas. Mas será que existe alguma verdade na crença? Entenda.

Alimentos gelados no inverno causam gripe?

Cientificamente falando, a resposta é não! Não existe uma relação direta entre a temperatura dos alimentos e o desenvolvimento de doenças como gripes e resfriados em dias mais frios. 

Marcel Menon Miyake, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin e pesquisador na Santa Casa de São Paulo, aponta que pesquisadores da Santa Casa realizaram um estudo com 50 pessoas que acreditavam nessa hipótese. O objetivo era entender o desenvolvimento dos sintomas gripais pela ingestão de bebidas geladas. 

O trabalho dividiu os voluntários em dois grupos, e observou o aparecimento dos incômodos nos indivíduos que estavam ingerindo bebidas geladas e nos que não estavam. O resultado demonstrou que a metade que consumiu os líquidos gelados não apresentou nenhuma infecção no período observado. 

Na realidade, durante o inverno, alguns fatores podem contribuir para maiores taxas de desenvolvimento e transmissão de quadros gripais. Por exemplo, o clima mais seco, que pode atrapalhar o funcionamento das mucosas (responsáveis por proteger nossa garganta), a aglomeração de pessoas em ambientes fechados e as temperaturas mais baixas, que contribuem para a sobrevivência do vírus no ambiente. 

Mesmo assim, vale enfatizar: o vírus da influenza é o único responsável pela gripe, doença cuja vacina já está disponível para a população. Ou seja, se não há o vírus, não há infecção.

Leia também: Razões para se vacinar contra a gripe, segundo especialistas

Mas então, por que algumas pessoas sentem desconforto na garganta após ingerir alimentos e bebidas geladas?

A questão é que o problema não está diretamente no sorvete ou na água gelada, por exemplo. O que pode trazer malefícios é a variação brusca de temperatura: quando o organismo está muito quente, o contato com a bebida gelada pode causar irritações na garganta, provocando aquela sensação de dor e incômodo.

Leia também: Beber água muito gelada pode fazer mal à saúde?

Como cuidar da garganta no inverno?

Os cuidados não são difíceis, e visam fortalecer a imunidade do organismo, portanto, o Dr Miyake recomenda boas noites de sono, uma alimentação equilibrada e, acima de tudo, bastante água para manter a hidratação em dia. Assim, caso ocorra alguma infecção, seu corpo estáará preparado para se proteger. 

Outras dicas para fortalecer o sistema imune são evitar o estresse excessivo, realizar exercícios físicos e diminuir ou eliminar hábitos como beber e fumar

Leia também: Como fortalecer a imunidade

Fonte: Marcel Menon Miyake, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin e pesquisador na Santa Casa de São Paulo.

Sobre o autor

Gabriel Saez Domingues
Estagiário de jornalismo, formando pela Unesp.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva