Cobre: Benefícios do mineral e melhores alimentos

Alimentação Bem-estar
21 de Maio, 2020
Cobre: Benefícios do mineral e melhores alimentos

O cobre é um dos minerais mais essenciais para a saúde do corpo humano, cumprindo diversas funções no organismo e garantindo a plena saúde, por isso, é importante consumir alimentos ricos em cobre.

Entre suas funções, o mineral está ligado ao transporte de ferro, ao fortalecimento da imunidade e à saúde cerebral. No caso dos bebês, o cobre é importante para a formação do sistema imunológico.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, o cobre e o zinco são dois dos minerais mais importantes e que devem ser mais abundantes na dieta. Alguns alimentos são especialmente ricos nesse mineral, sendo assim, são ótimas opções para serem incluídas na alimentação.

Alimentos ricos em cobre e seus benefícios

Frutos do mar

Os frutos do mar, especialmente ostras, possuem grande concentração de cobre e são ótimos para evitar a deficiência desse mineral. Além disso, são também ricos em proteínas e vitaminas muito importantes. 

Gérmen de trigo

Basicamente, gérmen ou germe de trigo é o nome dado para embrião do grão de trigo e sua parte mais nobre, onde se concentra a maior parte dos minerais presentes no grão, inclusive o cobre. Também abundante em vitamina E e ômega-6, o gérmen de trigo é uma das melhores fontes de cobre que são de origem vegetal, por isso, é uma opção para quem segue a alimentação vegetariana ou vegana.

Leia também: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Carne vermelha 

Especialmente o fígado e os rins são partes da carne especialmente ricas em cobre. O fígado de vitela, por exemplo, contém 10 gramas de cobre em apenas 70 gramas. Além disso, a carne vermelha é uma das maiores fontes de proteína animal e muitas vitaminas, especialmente as do complexo B e a vitamina A

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Spirulina

A spirulina se tornou mais conhecida nos últimos anos e há quem não saiba, mas ela é uma excelente fonte de cobre. Em resumo, trata-se de uma cianobactéria, um tipo de microorganismo de cor verde-azulada capaz de fazer fotossíntese e considerada um ótimo suplemento alimentar. Além do cobre, sua abundância em vitamina B12 chama muita atenção. Por isso, é um suplemento muito comum nas dieta vegetariana e vegana, pois a B12 é mais comumente encontrada em produtos de origem animal.

Cogumelo shitake 

Além de versátil e saboroso, ele é altamente nutritivo e, em especial, conta com grande presença de cobre em sua composição. Não só, é uma rica fonte de fibras, vitaminas como as do complexo B e a D, além de outros minerais como o manganês e o selênio. 

Leia mais: Quer melhorar a saúde mental? Coma cogumelos

Oleaginosas

As oleaginosas (nozes e sementes) são conhecidas por serem uma das melhores fontes de gorduras saudáveis e, em especial, por serem ricas em ômega-3. Não só, elas fazem parte da lista de alimentos ricos em cobre.

Leia também: A relação entre ômega-3 e depressão

Benefícios do cobre para a saúde

  • Fortalece a imunidade;
  • Protege os ossos e sua força;
  • Promove a produção de colágeno;
  • Previne problemas na tireóide;
  • Evita a anemia, pois promove o transporte de ferro;
  • Protege a saúde do coração;
  • Auxilia na função cognitiva e reduz o risco de doenças neurodegenerativas.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o