Principalmente durante os dias frios, aumentar a imunidade é muito importante para manter o organismo livre de doenças respiratórias. Isso porque nessa época do ano somos mais propensos a contrair resfriados e gripes, por exemplo.
Como se fosse uma fortaleza, o sistema imunológico é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. Assim, trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos. Dessa forma, esse conjunto de guardiões é responsável por promover a imunidade, ou seja, o equilíbrio do organismo a partir de uma resposta coordenada aos ataques patogênicos (bactérias, vírus e outros micro-organismos).
Portanto, manter uma alimentação equilibrada é essencial para aumentar a imunidade, já que o que comemos reflete em nossa saúde.
Nosso sistema imunológico tem várias reações bioquímicas que necessitam de minerais, vitaminas e aminoácidos para funcionar corretamente. Tudo isso, adquirimos tendo uma alimentação saudável e balanceada.
Por isso, a dica para turbinar a imunidade é consumir comida de verdade, especialmente frutas e vegetais. Desse modo, procure ingerir até cinco porções por dia – três frutas e duas de vegetais variados.
Leia também: Bebidas e ingredientes que ajudam a emagrecer
São ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema imunológico. Portanto, aposte em brócolis, couve, espinafre, rúcula e agrião.
Laranja, limão, acerola: todas essas frutas são cheias de vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência imunológica.
Inclua castanhas, nozes, amêndoas e avelãs na alimentação. Elas possuem grandes quantidades de vitamina E, além de zinco, importante para defender o corpo contra resfriados e gripes.
O licopeno, principal nutriente do tomate, é um forte aliado não só da imunidade, mas também da prevenção de doenças cardiovasculares também.
O ácido láurico e o ácido cáprico, ambos presentes no óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico.
Apresenta vitaminas C e B6. Além disso, atua como bactericida.
O betacaroneto presente nas pimentas ajuda a proteger o corpo contra diferentes doenças.
É fonte de vitamina C e também possui antocianina, importante para o sistema imunológico.
Inclua a cebola na alimentação. Assim, garanta substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas.
O organismo fica protegido por conta das vitaminas A, C e E, que compõem a lista de nutrientes presentes no alho.