Piores alimentos para comer antes de uma viagem de avião

6 de dezembro, 2021

Comer no avião costumava ser uma prática comum. Mas agora, em plena era da Covid-19, ela não é mais recomendada — com exceção de alguns casos, como o de diabéticos, de pessoas que precisam seguir dietas específicas e de voos muito longos. Como resultado, muita gente faz um lanchinho antes de sair de casa. Contudo, alguns alimentos são contraindicados antes de uma viagem de avião, sabia?

“Certos itens podem provocar desconfortos gastrointestinais (gases, diarreia, enjoo, excitação, ansiedade, dor de cabeça e indisposição). E embora seja sabido que indivíduos reagem de formas peculiares a determinados ingredientes, por prudência, convém evitá-los antes e durante a viagem”, explica a nutricionista Dayse Paravidino. Veja os principais:

Bebidas gaseificadas

As mudanças de pressão na cabine podem gerar inchaço e gases. Por isso, refrigerantes e outros líquidos com adição de gás pioram a situação, já que tendem a se expandir dentro do estômago. Como consequência, você sofrerá com arrotos constantes e flatulência — aromas nada agradáveis para o colega do lado.

Por outro lado, a água com gás é eficaz para aliviar sintomas de enjoo e náuseas — vale, então, pesar os prós e os contras na hora de tomá-la.

Leia também: Planos de viagem cancelados? Veja como criar férias em casa

Álcool

O consumo de álcool causa desidratação. Além disso, os efeitos da substância são potencializados devido à baixa pressão dentro da cabine e à reduzida concentração de oxigênio no sangue. Portanto, se você quer ficar longe da ressaca em pleno voo, evite a cerveja ou o drink.

Piores alimentos para comer antes de uma viagem de avião: Aqueles que provocam gases

Couve-flor, repolho, brócolis, feijão, cebola e couve-de-Bruxelas, por exemplo, demoram mais para serem digeridos e podem aumentar os gases intestinais. O mesmo vale para carnes gordas, receitas amanteigadas, frituras e condimentos (pimentas).

Café e bebidas energéticas

Além de contribuir para a desidratação em um ambiente que já é seco, esse tipo de bebida potencializa a sua excitação e pode te deixar ansioso demais. Sem contar que alguns líquidos têm efeito diurético, o que vai aumentar as idas ao banheiro e pode atrapalhar a pessoa do lado.

Leia também: Como manter uma alimentação saudável nas férias

Piores alimentos para comer antes de uma viagem de avião: Lanches ultraprocessados

Se você tem um estômago sensível, evite alimentos que podem atrapalhar sua digestão. Isso inclui lanches altamente processados, como guloseimas e fast-foods.

Afinal, quais alimentos comer antes de uma viagem de avião?

“O recomendado é comer algo leve, de fácil digestão e que não sobrecarregue o organismo. Dependendo do tempo de duração da viagem, você terá que lidar com o aspecto do jet lag (distúrbio temporário do sono em que o organismo precisa se adequar ao novo fuso horário). Isso, por si só, já pode ser bastante penoso para o corpo, não havendo necessidade de sobrecarregá-lo ainda mais com a alimentação”, afirma a especialista.

Frutas e sucos naturais, água de coco, água pura e snacks assados, sem excessos, poderão ajudá-lo a chegar ao seu destino sem maiores problemas. A palavra de ordem é moderação!

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).