Jetlag social: Entenda o que é e como afeta a saúde

27 de outubro, 2021

O jetlag é uma sensação comum para quem está acostumado a viajar para lugares com fusos horários diferentes. Mas existe também o jetlag social, um fenômeno que ocorre quando há diferenças nos horários de sono dos dias de trabalho e dos fins de semana, por exemplo.

É comum que as pessoas fiquem com o horário de sono desregulado nos dias livres. Afinal, nesses casos, é possível dormir mais. Contudo, esse costume pode ser prejudicial à saúde.     

O termo jetlag social foi cunhado pelo especialista em cronobiologia alemão Till Roenneberg. De acordo com o profissional, as horas de sono irregulares podem confundir o relógio biológico, ou seja, o ritmo circadiano — responsável por equilibrar nosso metabolismo.

Leia também: Dormir muitas horas por dia eleva risco de doenças e de morte

Um exemplo é quando as pessoas aproveitam as vésperas de feriados e os finais de semana saindo às 23 horas, chegando às 6 da manhã e dormindo até as 11. Contudo, no domingo, quando é necessário voltar ao ritmo de trabalho para acordar cedo, há insônia e muitas vezes o sono só surge na madrugada.

Como o jetlag social afeta a saúde

Uma pesquisa publicada em 2015 na International Journal of Obesity encontrou uma correlação entre o jet lag social e a obesidade e o diabetes tipo 2.

Para chegar aos resultados, a pesquisa avaliou a saúde de cerca de 800 pessoas que apresentavam grandes diferenças nos padrões de sono nos dias livres e de trabalho.

Assim, os pesquisadores descobriram que viver contra o relógio interno pode contribuir para disfunções metabólicas, como a obesidade.

Ademais, outro estudo feito em 2017 pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, apontou que apenas uma hora de jetlag social aumenta em 11% as chances de desenvolver problemas cardíacos.

Além disso, o jetlag social pode trazer outras consequências para o corpo e a mente:

  • Aumenta o consumo de álcool e bebidas com cafeína;
  • Causa tendência a começar a fumar;
  • Além disso, dificulta parar de fumar;
  • Pode contribuir para o desenvolvimento da depressão;
  • Piora o aprendizado, causado pelo padrão de sono incoerente com o horário escolar;
  • Piora o humor.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter