Abóbora-d’água: Benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
06 de Maio, 2020
Abóbora-d’água: Benefícios e como consumir

A abóbora-d’água é um vegetal de sabor suave. Nativa da Ásia e também conhecida como “melão-do-inverno”, é muito utilizadas na medicina tradicional chinesa e na Ayurveda indiana. Mas, não tão popular no Brasil.

Benefícios da abóbora-d’água

Ajuda no emagrecimento

Por ser pouco calórica (100 gramas contém aproximadamente 13 calorias), a abóbora-d’água é aliada de quem busca perder peso. Além disso, é rica em fibras – que melhoram o funcionamento intestinal e previnem o inchaço.

Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Fortalece a imunidade

Sua composição é lotada de minerais importantes para a saúde e que cumprem e promovem diversas funções no corpo. Principalmente, ferro, magnésio e fósforo. Assim, tais substâncias, além de ajudar a manter o corpo e o sistema imunológico fortalecidos, aliviam processos inflamatórios.

Abóbora-d’água é fonte de vitamina C

A abóbora d’água é fontede vitamina C. Ou seja, a principal função da vitamina C é ajudar a blindar o sistema imunológico contra gripes, resfriados e outras doenças. Mas, há outros papéis que beneficiam a saúde e que reforçam a importância do nutriente em nossa alimentação. Confira.

  • Ajuda na regeneração de tecidos e ossos lesionados.
  • Otimiza a absorção de ferro e a produção de colágeno.
  • Pode prevenir o desenvolvimento de alguns agentes cancerígenos (nitrosaminas) presentes em alimentos embutidos.
  • Tem poder antioxidante, que evita a atuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
  • Ajuda no clareamento de manchas da pele e uniformiza o tom da pele. Por isso, se tornou o ingrediente queridinho na rotina de skincare.
  • Preserva a saúde da visão, pois previne a degeneração da mácula, área dos olhos que desempenha papel importante ao enxergar. Assim, estudos apontam que a vitamina também é capaz de proteger os olhos contra o desenvolvimento de catarata.
  • Pode prevenir derrames. Pois, equilibra os níveis de colágeno e elastina, que evitam o rompimento de coágulos e a formação de placas nas artérias. 
  • Por fim, auxiliar a movimentar o estoque de gordura e portanto sua queima, pois participa da produção de carnitina, agente que transporta gorduras que se transformam em combustível para o corpo.

Melhor controle da glicemia

Há indícios científicos de que a abóbora-d’água possa ajudar na prevenção de diabetes de tipo 2. Ou seja, suas propriedades promovem o controle do nível de açúcar no sangue. 

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Pode prevenir úlceras 

Segundo cientistas da Universidade de Deakin, na Austrália, as propriedades da abóbora-d’água ajudaram a prevenir a formação de úlceras em ratos, como demonstrado em seu estudo. Contudo, resultados em humanos ainda são inconclusivos.

Como consumir a abóbora-d’água

  • Saladas;
  • Cozida, frita ou assada;
  • Refogada;
  • Purê, sopas e caldos.

Leia também: Semente de abóbora: Benefícios e como incluir na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas