Abdômen trincado sem treinar: como perder barriga

Alimentação Bem-estar
28 de Setembro, 2022
Abdômen trincado sem treinar: como perder barriga

Ter um abdômen trincado até o verão é o objetivo de muita gente. Mas, para atingir essa meta é preciso muito além que fazer abdominais ou qualquer outro exercício para a região. Pois, é necessário eliminar a camada de gordura da região, para que os gomos fiquem aparentes. Nesse sentido, é preciso seguir uma alimentação balanceada, que priorize o déficit calórico, que é quando o corpo consome menos calorias do que gasta. Veja dicas de como ter um abdômen trincado sem treinar

Como ocorre o emagrecimento

Para entender por que a ginástica localizada pode não ser eficaz para emagrecer, é importante entender como o corpo queima gordura.

A gordura nas células é encontrada na forma de triglicerídeos. São gorduras que o corpo usa para obter energia. Antes que eles possam ser usadas para obter energia, os triglicerídeos devem ser divididos em seções menores chamadas ácidos graxos livres e glicerol, que são capazes de entrar na corrente sanguínea.

Durante o exercício, os ácidos graxos livres e o glicerol usados ​​como combustível podem vir de qualquer parte do corpo, não especificamente da área que está sendo exercitada. Contudo, embora a ginástica localizada não seja eficaz na queima de gordura em partes específicas do corpo, ela é perfeita para definir e tonificar a região que está sendo trabalhada.

Ou seja, você não pode escolher onde seu corpo perde gordura, mas é possível direcionar onde ele vai ganhar mais músculos.

Abdômen trincado sem treinar: qual dieta seguir?

A melhor dieta é aquela que você consegue seguir. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grãos integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora. 

Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa  (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer até o final do ano sem abrir mão da saúde. 

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta

Como funciona

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% no dia seja carboidrato. Contudo, nos métodos low carb, o macronutriente compõe entre 45% a 5%.

A low carb é segura para quem deseja conquistar um abdômen trincado sem treinar. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Cardápio para um abdômen trincado sem treinar

Café da manhã

  • 1 fatia de pão integral e 2 fatias médias de queijo branco light.

Lanche da manhã

  • 1 ameixa

Almoço para conquistar um abdômen trincado sem treinar 

Lanche da tarde

  • 1 banana aquecida no micro-ondas com 1 colher de sobremesa de cacau em pó

Jantar

Muffin (2 ovos batidos, 3 colheres de chá de farelo de aveia, atum, abobrinha ralada, sal, pimenta, azeitona. Mas, misture e asse em forminhas ) + 1 pires de legumes (pimentão, cenoura, berinjela, tomate) assados e temperados com azeite extravirgem e orégano.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros