5 receitas de suco detox para dar energia

Alimentação Bem-estar
25 de Outubro, 2023
5 receitas de suco detox para dar energia

Os exercícios físicos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, e os brasileiros são os segundos do ranking mundial que mais frequentam a academia, de acordo com dados da Numbeo, IBGE e Statista. Mas a prática de atividade física precisa estar combinada com uma rotina saudável. Ou seja, também deve envolver a alimentação. Nesse sentido, como opção para café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo antes do treino, para dar mais energia, o suco detox pode ser uma boa pedida. Por isso, veja 5 receitas de suco detox que vão te ajudar nessa rotina.

Leia mais: Suco detox para emagrecer: veja receitas

Receitas de suco detox: quais são os benefícios para a saúde?

De acordo com Polly Rocha, nutricionista, algumas combinações têm efeito antioxidante. “Alimentos antioxidantes são responsáveis por ajudar a deixar o organismo livre dos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e colaborando com a eliminação de toxinas do corpo”, esclarece.

Nesse sentido, a profissional reforça que os sucos detox são preparados com base em alimentos nutritivos e ricos em vitaminas e fibras. “São uma ótima escolha para quem não tem o costume de ingerir uma variedade de legumes e verduras”, afirma.

Para ajudar quem está em busca de potencializar uma rotina saudável, a especialista selecionou 5 receitas de suco detox para incluir no dia a dia.

5 receitas de suco detox

Suco detox de maçã com gengibre

O gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, o que é útil para quem busca perder peso. Além disso, a raiz também é rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Por outro lado, a maçã contém fibras que auxiliam no controle do peso. Ambos são conhecidos por promover a digestão saudável, reduzindo o desconforto.

“É uma opção bastante indicada para quem está precisando melhorar a imunidade e reduzir a sensação de inchaço. Por contribuir com a aceleração do metabolismo, é indicado tomar antes dos treinos ou pela manhã”, explica.

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 300 ml de água;
  • 4 maçãs cortadas em pedaços;
  • 1 pedaço de gengibre descascado.

Modo de preparo

No liquidificador, coloque a maçã, a laranja espremida e a água. Então, bata tudo até misturar. Em seguida, coloque o gengibre e bata por mais alguns segundos. Por fim, adicione gelo a gosto e está pronto para beber.

Suco detox de uva com chia

As uvas são ricas em antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, que podem ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo. Além disso, eles auxiliam na prevenção de doenças crônicas.

Por outro lado, as sementes de chia fornecem ácidos graxos ômega-3, proteínas e cálcio. São, ainda, uma excelente fonte de fibras. Ou seja, promovem sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite.

“É uma opção para quem busca emagrecer e para aqueles que possuem uma rotina ativa, pois a chia ajuda na saúde digestiva e a prevenir problemas como a constipação. Além disso, a uva é uma fruta muito rica em vitamina C e vitamina K e, também, em minerais como o potássio. O resveratrol também pode contribuir para a saúde do coração”, afirma a profissional.

Ingredientes

  • 100 g de iogurte sem sabor;
  • 1 colher (chá) de chia em grãos;
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de melado de cana;
  • 300 ml de suco de uva integral sem açúcar.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque a chia com o suco de uva. Deixe descansar por 20 minutos. Após o tempo de espera, coloque a mistura no liquidificador. Então, acrescente o iogurte e o melado de cana. Misture todos os ingredientes por dois minutos. Se preferir, adicione uma pedra de gelo e sirva em seguida.

Suco de detox de couve com laranja

De acordo com a profissional, a laranja cumpre um excelente papel como fonte de vitamina C, que é essencial para a saúde do sistema imunológico, além de promover a absorção de ferro e atuar como antioxidante.

A couve, por sua vez, possui antioxidantes, assim como compostos anti-inflamatórios, como os flavonoides e os carotenoides, por exemplo. Eles ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Além disso, a couve também é rica em fibras, que auxiliam na digestão e previnem a constipação.

“Esse suco é um clássico, é uma boa pedida para o calor e ambos os ingredientes fornecem vitaminas e minerais essenciais, como potássio, folato, vitamina K e vitamina A”, complementa.

Ingredientes

  • 1 limão;
  • 1 laranja;
  • Hortelã a gosto;
  • 400 ml de água de coco;
  • 1 folha de couve-manteiga;
  • 1 pedaço de gengibre descascado.

Modo de preparo

Antes de mais nada, esprema o limão e a laranja. Leve, então, todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar bem. Sirva em seguida.

Suco detox de limão com gengibre e hortelã

O limão é conhecido por estimular a produção de bile no fígado, capaz de melhorar a digestão. Além disso, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater infecções e é importante para a saúde da pele.

Tanto o gengibre como a hortelã tem propriedades anti-inflamatórias naturais e são ingredientes capazes de controlar o apetite e reduzir a vontade de comer em excesso. Por fim, a raiz é benéfica para pessoas que sofrem de enjoo, pois auxilia a controlar a sensação de náuseas.

“O suco detox de limão com gengibre e hortelã é uma combinação refrescante e saudável que oferece diversos benefícios para a saúde. É uma bebida capaz de promover uma digestão saudável, melhora no sistema imunológico, desinflamação, entre outros benefícios”, reforça.

Ingredientes

  • Mel para adoçar;
  • Suco de 2 limões;
  • Folhas de hortelã a gosto;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre.

Modo de preparo

Primeiramente, esprema os dois limões até tirar todo o suco. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Adicione o mel a gosto, bata novamente e sirva em seguida.

Receita de suco detox com morango

Ricos em antioxidantes, os morangos são uma excelente fonte de vitamina A, C, ácido fólico e minerais como o potássio, importantes para o combate aos radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo a saúde da pele.

“O consumo regular de morangos tem sido associado a uma redução do risco de doenças cardiovasculares devido ao teor de antioxidantes e fibras, que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle”, completa a nutricionista.

Ingredientes

  • 1 limão;
  • 5 morangos;
  • 2 folhas de hortelã;
  • 1 colher (chá) de gengibre;
  • 1 colher (chá) de semente de linhaça.

Modo de preparo

Primeiramente, esprema o limão até sair todo o suco. Em seguida, coloque o suco de limão e os morangos no liquidificador. Bata tudo até misturar por completo. Depois, adicione as folhas de hortelã, o gengibre e a semente de linhaça. Bata novamente e, por fim, sirva com gelo.

Fonte: Polly Rocha, nutricionista parceira da TotalPass.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!