Xarope de agrião: Para que serve e como fazer

28 de fevereiro, 2022

O agrião é uma folha com bastante personalidade. Seu amargor garante um sabor diferente a saladas e sopas. Mas o que pouca gente sabe é que o vegetal traz muitos benefícios para a saúde — alguns falam, inclusive, que o xarope de agrião pode ajudar no tratamento da tosse. Saiba mais:

Xarope de agrião é bom para que?

Quem o utiliza afirma que ele é capaz de contribuir para o fortalecimento do organismo no combate a gripes, resfriados e tosse. Isso porque é rico em vitaminas (C e A), além de ferro, potássio e uma substância chamada gluconasturcósido.

Essa última age combatendo bactérias que causam infecções no corpo, mas sem prejudicar o sistema digestivo.

Como fazer o xarope de agrião

Ingredientes:

  • Um punhado de folhas e talos de agrião lavados;
  • 250mL de água;
  • 1 xíc (chá) de açúcar;
  • 1 col (sopa) de mel.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque água para ferver, desligue o fogo quando levantar fervura e adicione o agrião, deixando a mistura descansar por 15 minutos. Então, coe a mistura e adicione o açúcar ao líquido coado, levando para cozinhar em fogo baixo até formar uma calda espessa. Por fim, apague o fogo e deixe descansar por 2 horas, adicionando mel em seguida e guardando o xarope em um frasco de vidro limpo e higienizado.

Leia também: Agrião: Conheça os benefícios do vegetal

Poréns

Toda receita caseira com o intuito de ajudar no tratamento de doenças e infecções deve ser previamente autorizada pelo seu médico. Isso porque no caso do xarope de agrião, o açúcar em excesso pode levar a problemas em quem convive com o diabetes, por exemplo.

O mesmo cuidado deve ser tomado no caso de crianças pequenas. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) — uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o OPAS (OMS) —, “a utilização de plantas medicinais deve ser realizada com cautela, principalmente se tratando de crianças abaixo de um ano, pois a função renal e hepática nesta faixa etária ainda está em fase de amadurecimento”. O mel, um dos ingredientes do xarope de agrião, é proibido para bebês devido ao risco de botulismo.

Além disso, é importante ressaltar que preparos caseiros não podem substituir tratamentos indicados por profissionais. Por isso, é essencial falar com o seu médico.

Referência: Preparados caseiros de xaropes (lambedores) são úteis no cuidado da tosse de crianças?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.