Quem tem vitiligo pode fazer tatuagem?
Popularmente conhecido por gerar manchas mais claras em algumas áreas corporais, o vitiligo pede alguns cuidados a mais com a pele. Por isso, quem convive com a condição pode ter dúvidas a respeito do assunto. Uma delas, por exemplo, é: quem tem vitiligo pode fazer tatuagem? Entenda melhor:
Como surge o vitiligo?
De acordo com a médica Dra Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética, as manchinhas que vemos na pele de pessoas com vitiligo aparecem por conta de lesões formadas devido à diminuição (ou à ausência) de melanócitos — isto é, células responsáveis por produzir a melanina, pigmento que dá cor à pele.
A doença afeta ambos os sexos e pessoas de qualquer etnia. Os sinais costumam aparecer, em média, aos 24 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A entidade também afirma que as causas do vitiligo não estão claramente estabelecidas. Mas há alguns fenômenos autoimunes associados ao quadro, assim como alterações e traumas emocionais também se encontram entre os possíveis causadores da doença.
Os pacientes com essa condição têm uma maior tendência de envelhecimento na pele, principalmente nas áreas despigmentadas; além de maior propensão a sentirem os efeitos de “queimaduras” no local por conta da exposição excessiva ao sol.
Leia também: Vitiligo e estresse: Entenda a relação
Cuidados com a pele
O vitiligo ainda não tem cura, mas tem controle. Com ajuda médica, e fazendo uso de medicamentos e terapias reconhecidos cientificamente, alguns pacientes podem repigmentar áreas afetadas ou mesmo despigmentar o corpo por inteiro.
Por isso, logo que surgirem as primeiras manchas brancas na pele, é necessário procurar um dermatologista, pois quanto antes começar o tratamento, maior é a chance de controlar/interromper a propagação das mesmas.
Por fim, especialistas destacam a importância de controlar o estresse, evitando assim o aparecimento de novas lesões. Além disso, não é indicado utilizar roupas apertadas, que provoquem atrito ou pressão sobre a pele.
Do mesmo modo, é fundamental se proteger da exposição solar usando medidas fotoprotetoras, tais como chapéus de aba larga, roupas que cubram áreas do corpo que ficam expostas ao sol, óculos com proteção UVA e UVB e, é claro, uso regular de protetor solar.
Leia também: Vitiligo em crianças: o que é, principais tipos e tratamentos
Quem tem vitiligo pode fazer tatuagem?
A resposta é sim, desde que o desenho não seja em uma área com manchas. “Não indicamos que os pacientes que têm o diagnóstico de vitiligo façam tatuagens sobre as leões. Isso porque a pele geralmente é mais sensível, e pode reagir de diferentes formas”, aconselha a Dra Fernanda Nichelle.
A lesão causada pela tatuagem pode, inclusive, ocasionar o Vitiligo e tatuagem — quando há o surgimento de lesões desencadeadas por um trauma. De qualquer forma, consulte o seu médico de confiança: ele saberá avaliar o seu caso específico e poderá dizer se o procedimento é indicado para você.
Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle, em Porto Alegre. Com estudos de atualizações em Harvard, Michigan e Paris.