Etapas do skincare para pele oleosa

Beleza Bem-estar
09 de Setembro, 2022
Etapas do skincare para pele oleosa

A preocupação com a saúde da pele vai muito além de questões estéticas. Assim, é importante saber quais etapas seguir e os produtos adequados para o seu tipo de pele. A dermatologista Luciana Garbelini explica o passo a passo ideal de um skincare para quem tem pele oleosa.

Como saber meu tipo de pele?

Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Cada uma delas possui especificidades que exigem cuidados diferentes. A oleosa, por exemplo, leva esse nome justamente por apresentar um excesso de sebo e, consequentemente, um aspecto mais brilhante. 

“Em alguns casos, nota-se um toque oleoso ao passar a mão no rosto. Além disso, outra característica da pele oleosa são os poros dilatados, assim como a aparição de acne e cravos”, diz.

Cuidados com a pele oleosa

Além de certos cosméticos, existem hábitos que agravam a oleosidade. Por isso, é importante buscar formas de evitar que as glândulas sebáceas trabalhem de forma a deixar a pele com a aparência ainda mais sebosa.

“Uma alimentação saudável e balanceada, com nutrientes ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes, verduras, além de beber, em média, dois litros de água por dia são cuidados para a saúde, mas que refletem diretamente na pele”, destaca.

Além disso, outro comportamento que influencia no grau de oleosidade da pele é o uso de maquiagem. Mas, calma, não tem problema passá-la, contanto que o uso seja moderado e que você lembre de retirá-la no fim do dia. Segundo Luciana, o resquício dos produtos pode obstruir os poros, aumentando a oleosidade e o risco de surgimento de cravos e espinhas.

Além disso, a profissional recomenda a lavagem do rosto pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e à noite. “Além disso, é fundamental a aplicação de protetor solar oil free e com toque seco”, completa.

Leia também: Quais são os piores alimentos para a pele oleosa?

Etapas do skincare

skincare para pele oleosa

O skincare é um hábito diário, que traz resultados visíveis quando feito de forma correta e com produtos de qualidade. No caso da pele oleosa, existem algumas etapas específicas que devem ser seguidas para conquistar uma pele saudável e bonita.

Limpeza

A dermatologista ressalta, sobretudo, a importância da limpeza em uma rotina de skincare para quem tem pele oleosa. “É por meio dela que os poros são desobstruídos da queratina e da oleosidade que ocorrem naturalmente no processo de renovação celular”, esclarece.

Para isso, vale apostar em um sabonete ou gel de limpeza próprio para esse tipo de pele. Segundo a profissional, opções com ácido salicílico ou ácido glicólico são boas escolhas.

Além disso, a profissional orienta o uso de água fria ou morna para realizar a limpeza. “A água quente, principalmente no período do inverno, pode causar o efeito rebote, já que a temperatura elevada da água ocasiona o ressecamento da pele. Consequentemente, o mecanismo da pele entende como um sinal de falta de sebo, gerando mais oleosidade”, afirma.

Tonificação

Em segundo lugar, vem a tonificação da pele. Essa etapa ajuda a eliminar possíveis resquícios que não foram retirados somente com a lavagem do rosto. “O recomendado é uso de tônico adstringente por não conter óleo ou álcool. Assim, esse produto ajuda a minimizar a produção de sebo”, diz.

Hidratação

A hidratação é importante para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. Por isso, não é preciso temer essa etapa do skincare. Na verdade, pular tal procedimento agrava a oleosidade do rosto, uma vez que o corpo tende a produzir ainda mais sebo.

“O que faz a diferença nesses casos é escolher o hidratante mais adequado para esse tipo de pele. Opções mais leves, como o sérum, são recomendadas”, explica.

Proteção solar

Por fim, é essencial aplicar protetor solar. Além de proteger dos raios UVA e UVB, ele também ajuda a controlar a oleosidade da pele. “É recomendada a aplicação de um protetor solar oil free e com acabamento em toque seco, associado a ativos que controlam a produção de sebo, como a sílica. Além disso, vale lembrar de reaplicar o produto ao longo do dia”, afirma.

Tratamento

Há, ainda, a etapa de tratamento. Ela diz respeito ao uso de produtos específicos (geralmente à noite) que visam melhorar certas características da pele — como a redução dos poros e/ou a diminuição das manchas causadas por espinhas, a depender do ativo escolhido. 

Os ácidos salicílico e glicólico, por exemplo, são substâncias bem conhecidas e eficazes para o tratamento da acne. Eles promovem um peeling químico, porém suave, sem causar descamação. Ambos estimulam o processo de renovação celular, melhorando, assim, a aparência da cútis. Consulte um dermatologista para entender se eles são indicados para você!

Extra: esfoliação

Diferentemente da limpeza, da tonificação, da hidratação e da proteção solar, a esfoliação não deve ser feita diariamente. Tal etapa ajuda a retirar as células mortas e, por se tratar de uma limpeza mais profunda dos poros, deve ser realizada uma vez na semana. A prática vai ajudar a deixar a pele melhor preparada para absorver os produtos.

Top produtos para pele oleosa

Todas as etapas têm um papel bastante importante no que diz respeito ao controle da oleosidade e à promoção da saúde da pele. Assim, segundo a dermatologista, existem quatro produtos que são indispensáveis na rotina de skincare para pele oleosa:

  • Sabonete ou gel de limpeza;
  • Água ou solução micelar;
  • Hidratante;
  • Protetor solar.

Produtos para evitar

Alguns cosméticos, por outro lado, não devem fazer parte da rotina de skincare para pele oleosa, uma vez que podem causar o efeito reverso, deixando com a aparência mais sebosa. São eles:

  • Hidratante mais densos, como cremes;
  • Protetor solar com óleo ou outras substâncias que estimulam as glândulas sebáceas.

Maquiagem para pele oleosa

Além de usar maquiagem com moderação e retirar sempre ao final do dia, quem tem pele oleosa também deve prestar atenção nos produtos escolhidos. Acima de tudo, é preciso cuidar bem da pele diariamente e prepará-la de forma adequada para receber a maquiagem. 

“Quando se trata de produtos, dê preferência a opções mais leves, sem óleo em sua composição e com efeito matte, pois ajudam a deixar a pele sem brilho”, sugere a profissional.

Gatilhos para a pele oleosa

Apesar de cada pessoa ter um tipo de pele, existem gatilhos que impactam a aparência do rosto. De acordo com Luciana, alterações hormonais, genética e clima são três fatores que afetam a produção de sebo. Além disso, a má alimentação, baseada no consumo excessivo de gordura, açúcar, sal, frituras e alimentos processados, também aumenta as chances de oleosidade.

Seguir as etapas de skincare para pele oleosa na medida certa é essencial, já que tanto a escassez quanto o excesso trazem prejuízos para. “A limpeza exagerada interfere na sua oleosidade, pois remove a proteção natural dela e retira em excesso a oleosidade. Com isso, o organismo produz mais sebo com o objetivo de devolver esse equilíbrio”, diz.

O uso de cosméticos inadequados é outro gatilho para o aumento do sebo. Por isso, Luciana recomenda sempre o acompanhamento com um dermatologista. Assim, o profissional consegue indicar a melhor estratégia para cada caso.

Fonte:

Luciana Garbelini (CRM 152.625 RQE 62.093), dermatologista formada pela Universidade de Santo Amaro; Residência médica em Dermatologia na Universidade de Santo Amaro, Pós-graduada em cosmiatria e estética no Instituto Superior de Medicina e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra