Vitaminas para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados
Em tempos de gripes e resfriados frequentes, manter o sistema imunológico forte é essencial para garantir que a saúde e o bem-estar estejam “em dia”. Além de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, existem vitaminas e suplementos que podem ser ótimos aliados na missão de aumentar a imunidade.
A imunidade abrange um conjunto de mecanismos responsáveis por defender o corpo de agentes infecciosos invasores no organismo. Consequentemente, quando a imunidade está baixa, a pessoa fica suscetível ao ataque de vírus e bactérias, que podem provocar diferentes doenças comuns principalmente durante as estações mais frias.
Outro fator que contribui para que a imunidade fique baixa durante o frio é a mudança de hábitos. Nessa época do ano, é comum que as pessoas deixem de praticar exercícios e façam alterações na alimentação, o que pode causar uma redução na resposta imunológica do nosso corpo.
As vitaminas entram como um reforço para a imunidade porque atuam como cofatores em diversas reações bioquímicas, promovendo o funcionamento adequado do sistema imunológico e fortalecendo as defesas do organismo. Listamos abaixo quais são as principais vitaminas e minerais que desempenham esse papel. Confira!
Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!
Principais minerais e vitaminas para imunidade
Vitamina C
Impossível falar de imunidade e não mencionar a vitamina C. Ela protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções e pode ser encontrada em alimentos como laranja, kiwi e morango.
Vitamina D
Obtida principalmente através da exposição solar, a vitamina D estimula a produção de peptídeos antimicrobianos, que ajudam a combater bactérias, vírus e fungos. Ela também está presente em alimentos como salmão e gema de ovo.
Vitamina A
A vitamina A desempenha um papel essencial na manutenção da saúde das mucosas, que são barreiras protetoras presentes nas vias respiratórias, trato gastrointestinal e urinário. Ela pode ser encontrada em alimentos como cenoura, batata-doce e espinafre.
Vitamina E
Antioxidante, a vitamina E desempenha um papel importante na manutenção da integridade das membranas celulares, o que é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Está presente em alimentos como amêndoas, sementes e óleos vegetais.
Selênio
O selênio é um mineral que está envolvido na produção de enzimas antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Castanha-do-pará, peixes, aves, grãos integrais e ovos são boas fontes alimentares de selênio.
Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade no frio
Vitamina B6
Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 está envolvida na produção de anticorpos e na atividade de células imunológicas, como os linfócitos, e pode ser encontrada em alimentos como carne, aves, grãos integrais e legumes.
Vitamina B12
A vitamina B12 é essencial para a produção de células sanguíneas e desempenha um papel importante na maturação e atividade das células imunológicas. É encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios.
Zinco
Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o zinco também está envolvido na produção e atividade de várias células do sistema imunológico, incluindo linfócitos e os macrófagos. Pode ser encontrado em alimentos como carnes, legumes e sementes.
Probióticos
Os probióticos são microrganismos vivos que estimulam a produção de citocinas anti-inflamatórias e fortalecem a barreira intestinal. É possível consumir os probióticos em iogurtes, kefir e suplementos específicos.
Ômega 3
O ômega 3 é um tipo de ácido graxo que ajuda a regular a resposta inflamatória do corpo e a aumentar a atividade das células imunológicas. Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são excelentes fontes de ômega 3.
Leia mais: Vacina da gripe do SUS x rede privada: afinal, existe diferença?
Consulte um profissional para entender quais vitaminas são ideais para você
Apesar de todas as vitaminas citadas acima apresentarem diversos benefícios ao corpo humano, o consumo exagerado e deliberado desses ativos sem prescrição médica ou sem que haja uma real necessidade pode acabar afetando os anticorpos e todo o sistema imunológico, gerando um efeito totalmente contrário do esperado.
Dessa forma, não basta apenas saber o que é bom para a imunidade, mas, sim, o que é bom para a sua imunidade. Consultar um médico ou nutricionista é fundamental para entender suas necessidades individuais e também a dosagem adequada de vitaminas para você.
A suplementação personalizada é a forma mais segura de garantir os nutrientes que seu corpo precisa porque faz combinações estratégicas, pensadas para suprir a demanda do seu sistema imunológico.
Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!