Vitamina C para o rosto: o que você precisa saber antes de usar

Beleza Bem-estar
04 de Agosto, 2023
Vitamina C para o rosto: o que você precisa saber antes de usar

Também conhecida pelo nome científico “ácido ascórbico”, a vitamina C é um nutriente vital para a saúde, que oferece uma série de benefícios notáveis para a pele do rosto. Diferentemente de algumas vitaminas que o corpo humano pode produzir, a vitamina C não é sintetizada naturalmente.

No entanto, o nutriente pode ser obtido por meio da alimentação, suplementação ou por meio de cosméticos que tenham a dosagem adequada de vitamina C para o rosto. Se você se interessou pelo uso do ativo, confira aqui tudo o que você precisa saber antes de incluí-lo no seu skincare!

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Afinal, quais são os benefícios da vitamina C para a pele?

Um “simples” ativo não ganharia tanto destaque à toa, não é mesmo? A vitamina C se tornou queridinha de skincare porque reúne em um único ingrediente diferentes benefícios para a pele, que vão desde a uniformização do tom, até a redução de rugas e linhas finas. Confira abaixo os principais!

Ação antioxidante: A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege a pele contra os danos causados pelos radicais livres, que são moléculas que podem danificar as células da pele, levando ao envelhecimento precoce, incluindo rugas, linhas finas e manchas escuras.

Estímulo à produção de colágeno: O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura e a elasticidade da pele, e a vitamina C é essencial para a síntese de colágeno, pois estimula sua produção e ajuda a manter a pele firme e com menos rugas.

Proteção contra danos causados pelo sol e pela poluição: Embora não substitua o protetor solar, a vitamina C pode atuar como uma camada adicional de proteção contra os raios UV, ajudando também a proteger a pele contra os efeitos nocivos da poluição e outros fatores ambientais.

Clareamento e uniformização do tom de pele: Conhecida por seu efeito clareador, a vitamina C inibe a produção excessiva do pigmento responsável pelas manchas escuras, e ajuda a reduzir a aparência de melasma, sardas e outras áreas hiperpigmentadas.

Redução da vermelhidão: As propriedades da vitamina C podem reduzir a inflamação e acalmar a pele, sendo uma excelente opção para quem busca uma pele luminosa e com menos vermelhidão.

Pele viçosa e saudável: Combinando todos esses benefícios, a vitamina C revitaliza a pele, proporcionando uma aparência mais viçosa, com uma textura mais suave e com um brilho natural.

Leia também: Vitaminas para mulheres 30+, 40+ e 50+: saiba quais suplementar

O ativo é indicado para todos os tipos de pele?

A vitamina C costuma ser indicada para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis e maduras ou até mesmo as propensas à acne. No entanto, cada pessoa tem suas próprias particularidades e algumas podem ser mais sensíveis à vitamina C pura (quando a concentração do ativo é alta e não há a combinação com outros ingredientes).

Nesses casos, é possível optar por derivados mais suaves de vitamina C, como os chamados Ascorbyl palmitate, Magnesium Ascorbyl Phosphat e Tetrasubstudies Lipophilies Ascorbates.

Existe alguma dosagem ideal?

A dosagem de vitamina C pode variar, mas, em geral, a concentração utilizada em produtos para o rosto varia entre 5% a 20%, sendo que de 5% a 10% é considerada uma concentração baixa, de 10% a 15% é considerada média, e de 15% a 20% é considerada uma concentração alta.

As concentrações médias costumam ser uma escolha segura para a maioria das pessoas. Já as baixas são mais indicadas para iniciantes e para peles sensíveis, enquanto as altas são recomendadas para quem já está familiarizado com o uso do ativo na rotina de skincare.

De qualquer forma, o mais indicado é sempre consultar um dermatologista para entender a dosagem ideal para a sua pele.

Quais são os cosméticos com vitamina C e como usá-los?

Com o boom do ativo, a vitamina C passou a integrar os mais variados tipos de cosméticos para a pele do rosto. Veja abaixo alguns exemplos e saiba como usá-los.

Séruns: Os séruns com vitamina C são produtos leves e concentrados, projetados para penetrar profundamente na pele. Eles geralmente têm uma textura líquida e são aplicados após a limpeza da pele e antes do hidratante, principalmente na parte da manhã.

Cremes hidratantes: Com textura mais densa, os cremes hidratantes com vitamina C são ideais para pessoas com a pele mais seca e podem ser usados após a aplicação do sérum ou isoladamente tanto de manhã, quanto à noite.

Óleos: Os óleos de skincare são frequentemente usados à noite, pois são mais nutritivos (e, logo, mais pesados) e, por isso, demoram um pouco para serem absorvidos pela pele. São ótimos para quem busca uma hidratação mais potente.

Brumas: As brumas são produtos líquidos que podem ser borrifados diretamente no rosto para refrescar e hidratar a pele. As brumas que contêm vitamina C são ideais para uma dose extra de antioxidantes durante o dia.

Leia também: Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

Posso usar vitamina C no rosto todos os dias?

Sim, a vitamina C pode fazer parte da sua rotina diária de skincare, desde que você escolha um produto com uma concentração adequada para a sua pele e que, além disso, ela tolere bem seu uso contínuo.

Vale lembrar que cada pessoa pode reagir de uma forma diferente ao uso da vitamina C no rosto e que é importante observar como a pele vai se comportar para ajustar a frequência de uso, caso seja necessário.

Posso usar outros ativos de skincare junto com a vitamina C?

Depende. De acordo com especialistas, a niacinamida, o ácido hialurônico, o ácido salicílico, a vitamina E e extratos botânicos (como aloe vera e chá verde) são seguros para serem usados com a vitamina C, potencializando os cuidados com a pele.

Por outro lado, ativos como retinol, peróxido de benzoíla e ácidos esfoliantes como AHA e BHA podem reduzir a eficácia ou causar irritação na pele quando combinados com a vitamina C e, por isso, é melhor evitar usá-los no mesmo dia.

Para obter uma combinação potente para a sua pele, os cosméticos manipulados são a melhor pedida. Funciona assim: você passa na consulta com o seu dermatologista de confiança, entende todas as características, necessidades e restrições da sua pele, e, a partir disso, ele prescreve uma receita de cosmético manipulado para você.

Depois disso, você só precisa encontrar uma farmácia de manipulação confiável que produzirá um cosmético totalmente personalizado de acordo com as orientações do seu dermato, e com a textura e a fragrância que você desejar.

Além da vantagem de serem totalmente personalizados para você (e, consequentemente, aumentar as chances de mais sucesso no seu tratamento), os cosméticos manipulados também apresentam riscos mínimos de reações adversas, pois são totalmente puros e veganos.

Se você não vê a hora de aproveitar ao máximo os benefícios da vitamina C para o rosto, não deixe de consultar um dermatologista.

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Proteja seus lábios no frio

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!