Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

Alimentação Bem-estar
23 de Junho, 2023
Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

Por não ser naturalmente produzido pelo corpo humano, o ômega 3 se tornou um queridinho no universo da nutrição e suplementação, desempenhando um papel crucial em diversos aspectos da saúde que vai desde o suporte ao funcionamento cerebral até a promoção da saúde cardiovascular.

Considerado um tipo de “gordura boa”, esse ácido graxo ainda possui efeitos anti-inflamatórios, impacta positivamente na saúde ocular, melhora a saúde da pele, potencializa o aumento de massa muscular e previne doenças como alzheimer e depressão. 

Apesar de ter ganhado fama por seus benefícios, muitas pessoas ainda não sabem por quanto tempo devem incluir o ômega 3 na sua dieta. Abaixo, explicamos para você quando é necessário suplementar esse nutriente, por quanto tempo, em quais quantidades e mais. Confira! 

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Quando é necessário tomar ômega 3?

O ômega 3 é um nutriente que pode ser recomendado para pessoas de diversas faixas etárias e até mesmo para animais, mas alguns grupos específicos – como mulheres grávidas e lactantes – costumam ser mais aconselhados a consumirem ou suplementarem esse ácido graxo.

Além disso, qualquer pessoa que mantenha uma dieta pobre em peixes gordurosos e alimentos fontes de ômega 3, ou que tenha histórico familiar de doenças cardiovasculares, inflamação crônica, condições de saúde relacionadas à saúde cerebral e cognitiva também podem receber recomendações para introduzirem esse nutriente em sua rotina.

No entanto, vale sempre reforçar que a necessidade de tomar ômega 3 pode variar de acordo com as condições de saúde de cada pessoa, sendo fundamental consultar um profissional (como nutricionista, por exemplo) para uma avaliação individualizada e recomendação adequada.

Uma alternativa interessante é optar pelo uso de suplementação manipulada, que considera as necessidades individuais de cada pessoa a partir de uma avaliação médica, produzindo um suplemento com concentrações específicas e possibilitando também a combinação de outros ativos benéficos para o paciente.

E por quanto tempo tomar ômega 3?

Diversos estudos apontaram que os benefícios do ômega 3 costumam ser mais eficazes após 3 meses de consumo, mas algumas indicações específicas podem exigir o uso prolongado, como em casos de saúde cardiovascular, saúde cerebral e condições inflamatórias. 

Além disso, é importante lembrar que a duração do uso do ômega 3 pode variar de acordo com as necessidades individuais e das indicações fornecidas para cada paciente. Fatores como condições de saúde, histórico familiar e objetivos pessoais, devem ser levados em consideração ao determinar a duração do tratamento. 

Em todo caso, realizar um monitoramento e a avaliação contínua dos resultados é fundamental para que seja possível ajustar a duração do consumo com base na orientação de um profissional de saúde, caso seja necessário.

Qual a quantidade ideal de consumo de Ômega 3?

De acordo com especialistas da Manipulaê que abordaram os benefícios do ômega 3, a quantidade ideal de consumo também depende das necessidades individuais de cada pessoa, mas, em geral, para quem faz suplementação, a recomendação é de 500 a 1300mg por dia. 

No caso da alimentação, a quantidade sugerida é de 1 a 3 porções de peixe por semana, o que equivale a um filé de peixe do tamanho de uma mão aberta.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Apesar de ser um ingrediente natural seguro para a maioria das pessoas, o ômega 3 pode causar alguns efeitos colaterais quando consumido em doses além das necessárias. Alguns deles são gases, diarreia, azia, dor abdominal, enjoo e, em casos mais extremos, mau hálito e sangramentos nasais.

Quanto às contraindicações, pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem ter cautela ao tomar ômega 3, pois pode aumentar o risco de sangramento. Além disso, é recomendado evitar a suplementação sem orientação médica caso haja alergia a peixes ou mariscos.

Leia mais: Conheça a Raia Manipulação!

Proteja seus lábios no frio

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes