Babosa (aloe vera): Conheça os benefícios

Alimentação Bem-estar
24 de Janeiro, 2020
Babosa (aloe vera): Conheça os benefícios

A babosa é conhecida por seus inúmeros usos e suas ricas propriedades. Também chamada de aloe vera, é uma planta suculenta geralmente usada para fins medicinais e estéticos. Hoje, cresce ao redor do mundo em climas tropicais, por isso é tão comum no Brasil.

Suas propriedades calmantes e cicatrizantes não são as únicas: ela também possui fins anestésicos, anti-inflamatórios e anti-térmicos.

Não só, é rica em minerais, como o cálcio e o potássio. Além disso, vitaminas também fazem parte de sua composição, por exemplo, a vitamina C e algumas do complexo B.

Benefícios da babosa

Hidrata o cabelo e a pele

Esse é seu uso mais popular, sendo uma ótima opção (acessível e natural) de hidratação. A princípio, os resultados no cabelo, bem como na pele são notáveis e positivos. A planta ajuda na produção de colágeno, prevenindo a queda de cabelo e mantendo a pele lisa e jovial. Por isso, hoje ela é tão usado em produtos cosméticos.

Leia também: Piores alimentos para a pele

Combate a caspa

Não apenas ajuda a prevenir a queda de cabelo, a babosa é conhecida por prevenir e tratar a caspa.

Efeito relaxante 

Em contato com a pele, possui um efeito relaxante, que beneficia especialmente os músculos. É perfeita para um momento terapêutico e para aliviar irritações cutâneas. 

Como consumir

Hoje, pode facilmente ser encontrada na composição de muitos cosméticos, especialmente cremes para a pele. Não só, a extração de seu “gel” pode ser feita mesmo em casa. 

Cuidados no consumo

Apesar de seus vários benefícios, é preciso ter cuidado na hora de usufruí-los. Assim, vale ressaltar que a aloe vera possui uma propriedade conhecida como aloína, a qual pode agir como um forte laxante no organismo, podendo ser maléfico para a flora intestinal.

Por isso, é preciso atentar-se para possíveis irritações durante o uso, seja ele interno ou externo. Além disso, seu uso interno é contraindicado principalmente para crianças, grávidas e durante a amamentação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela