Melhores vegetais para a dieta low carb

29 de novembro, 2019

Legumes e verduras são figurinhas carimbadas em qualquer dieta saudável, isso é fato. Entretanto, há vegetais que são especialmente excelentes para planos alimentares com baixo consumo de carboidratos. Esses são os famosos vegetais low carb.

O que é a a dieta low carb?

A low carb tem como ideia principal diminuir a ingestão de carboidratos, principalmente refinados, e aumentar o consumo de “comida de verdades”, por exemplo, os vegetais. Assim, a proposta é trazer o equilíbrio para a alimentação

Na dieta low carb, é recomendado que os carboidratos componham de 45% a 5% da sua ingestão diária de calorias – uma média de 50g a 150g por de carbs por dia.

Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Vegetais low carb perfeitos para a dieta

Rúcula

A rúcula é uma grande aliada de qualquer alimentação saudável. Também, possui apenas 2 g de carboidratos em uma porção, além de apenas 20 calorias. 

Nutricionalmente, a rúcula também é excelente: é fonte de vitamina A e C, rica em cálcio e ácido fólico, importante para o combate de anemia.

Aspargos

Aspargos também são amigos da dieta equilibrada. Afinal, 5 brotos/rebentos contêm apenas 4 g de carboidratos no total – aproximadamente 40 calorias. 

Esse vegetal é rico em ácido fólico, provê fibras e contém vitaminas A e C.

Leia mais: Lanchinhos low carb para comer no trabalho

Pimentão

OpPimentão está (ou deveria estar) presente na geladeira de qualquer adepto da low carb. Ele é querido principalmente por ser, além de baixo em carboidratos, muito versátil. Um pimentão médio contém cerca de 25 calorias e 4 g de carboidratos. Além disso, uma unidade do vegetal rende cerca de 190% da sua necessidade diária de vitamina C.

Brócolis

Uma pequena porção de brócolis tem 30 calorias e cerca de 3 g de carboidratos. Não só, esse vegetal é ótima fonte de proteína e cheio de vitaminas A, C e várias do complexo B. Além disso, é rico em magnésio e potássio, bem como em antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que ajuda na proteção dos olhos contra os raios UV. 

Couve-flor

Além de ser parecida fisicamente com o brócolis, a couve-flor também é ótima aliada de quem segue a metodologia low carb. Esse vegetal é versátil e pode ser utilizado em diversas receitas – sabia que tem até arroz feito com a couve-flor?! 

Uma unidade média contém 25 calorias e 3 g de carboidratos. Ainda mais, ela possui 100% da vitamina C que você precisa no seu dia, bem como é excelente fonte de ácido fólico.

Leia também: Os vegetais mais saudáveis para colocar na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo