Utensílios de cozinha de silicone: vantagens e como cuidar

Bem-estar Casa
20 de Maio, 2022
Utensílios de cozinha de silicone: vantagens e como cuidar

Se antes o comum era usar apenas talheres de madeira na cozinha, agora eles receberam um bom substituto: utensílios de cozinha de silicone. Esses itens possuem diversas vantagens, mas algumas dúvidas sobre o funcionamento e durabilidade podem surgir para quem ainda pretende investir nestas peças. 

Silicone em alta temperatura? Esse questionamento assusta algumas pessoas. Contudo, em 2017, a Health Canada, agência governamental, considerou o uso de silicone seguro para alimentação. De acordo com eles, esse tipo de borracha não reage com alimentos ou produz fumaças perigosas.

Leia também: Como limpar panela elétrica de arroz

Afinal, quais são as vantagens de trocar os utensílios de madeira pelos de silicone? Em primeiro lugar, com certeza a praticidade. Isso porque os itens de madeira podem criar fungos e precisam ser muito bem cuidados. Eles tendem a pegar o gosto de temperos e comidas. Além de, claro, descamarem com o tempo, correndo riscos de soltarem farpas. 

Nisso, os utensílios de silicone ficam acima. Esse material é bem fácil de lavar e, diferente dos de madeira, não corre risco de ficar úmido internamente. Veja mais vantagens do silicone:

Flexibilidade dos utensílios de cozinha de silicone

Esse material é bem flexível. Sendo assim, tanto as formas, como assadeiras e bacias podem ser dobrados e guardados em lugares pequenos. Isso não prejudica o material e a qualidade! 

Altas temperaturas

Os utensílios de silicone de cozinha podem ir ao forno, fogão ou freezer sem problemas. Eles possuem grande resistência às altas e baixas temperaturas. 

Sem problemas com calor 

O silicone distribui as temperaturas muito bem. Então, não é preciso se preocupar se vai queimar a mão! Ele se torna mais fácil de manusear. Em talheres de silicone, como espátulas, não há problemas ao mexer na panela quente, pois o cabo não fica na mesma temperatura do alimento.

Como cuidar dos utensílios de cozinha de silicone 

Limpar os utensílios é um processo bem fácil! Basta ensaboar com detergente ou sabão neutro e enxaguar em seguida. Para tirar manchas amarelas do material, use uma pasta de bicarbonato de sódio e deixe agir até secar. Depois, lave normalmente. Se o material ficar engordurado, use água quente e detergente neutro. Deixe de molho por 40 minutos e passe um pano ou papel toalha para tirar a gordura. Por fim, lave normalmente. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Suplementos de ômega-3
Alimentação Bem-estar

Suplementos de ômega-3 não ajudam a ganhar massa muscular

Pesquisadores concluíram que suplementos não promovem efeitos no ganho de massa muscular e de força

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado