Utensílios de cozinha de silicone: vantagens e como cuidar
Se antes o comum era usar apenas talheres de madeira na cozinha, agora eles receberam um bom substituto: utensílios de cozinha de silicone. Esses itens possuem diversas vantagens, mas algumas dúvidas sobre o funcionamento e durabilidade podem surgir para quem ainda pretende investir nestas peças.
Silicone em alta temperatura? Esse questionamento assusta algumas pessoas. Contudo, em 2017, a Health Canada, agência governamental, considerou o uso de silicone seguro para alimentação. De acordo com eles, esse tipo de borracha não reage com alimentos ou produz fumaças perigosas.
Leia também: Como limpar panela elétrica de arroz
Afinal, quais são as vantagens de trocar os utensílios de madeira pelos de silicone? Em primeiro lugar, com certeza a praticidade. Isso porque os itens de madeira podem criar fungos e precisam ser muito bem cuidados. Eles tendem a pegar o gosto de temperos e comidas. Além de, claro, descamarem com o tempo, correndo riscos de soltarem farpas.
Nisso, os utensílios de silicone ficam acima. Esse material é bem fácil de lavar e, diferente dos de madeira, não corre risco de ficar úmido internamente. Veja mais vantagens do silicone:
Flexibilidade dos utensílios de cozinha de silicone
Esse material é bem flexível. Sendo assim, tanto as formas, como assadeiras e bacias podem ser dobrados e guardados em lugares pequenos. Isso não prejudica o material e a qualidade!
Altas temperaturas
Os utensílios de silicone de cozinha podem ir ao forno, fogão ou freezer sem problemas. Eles possuem grande resistência às altas e baixas temperaturas.
Sem problemas com calor
O silicone distribui as temperaturas muito bem. Então, não é preciso se preocupar se vai queimar a mão! Ele se torna mais fácil de manusear. Em talheres de silicone, como espátulas, não há problemas ao mexer na panela quente, pois o cabo não fica na mesma temperatura do alimento.
Como cuidar dos utensílios de cozinha de silicone
Limpar os utensílios é um processo bem fácil! Basta ensaboar com detergente ou sabão neutro e enxaguar em seguida. Para tirar manchas amarelas do material, use uma pasta de bicarbonato de sódio e deixe agir até secar. Depois, lave normalmente. Se o material ficar engordurado, use água quente e detergente neutro. Deixe de molho por 40 minutos e passe um pano ou papel toalha para tirar a gordura. Por fim, lave normalmente.