Umbu: Fruta brasileira que você precisa conhecer
O umbu é uma fruta tipicamente brasileira. Natural da Caatinga, costuma ser consumida in natura, preferencialmente quando está completamente madura. Também conhecido como imbu ou jique, tem como principais propriedades as vitaminas de sua composição, sendo a A e a C as mais abundantes.
Além disso, a niacina também está presente. Não só, a fruta é rica em minerais como cálcio, ferro e fósforo.
E, o melhor: o umbu é pouco calórico: 100 g contém, aproximadamente, 60 calorias.
Benefícios da umbu
Ajuda na perda de peso
Graças às vitaminas que a compõem, especialmente a C, que fortalece e acelera o metabolismo, bem como suas fibras, o umbu é grande aliado do emagrecimento. Sendo assim, promove um metabolismo mais rápido, bem como um intestino mais saudável e funcionando melhor.
Leia também: As melhores frutas para desinchar a barriga
Rica em proteína
Suas folhas, geralmente verde escuras, são excelentes fontes de proteína. Na Caatinga, são muito utilizadas para alimentar os animais de criação, justamente por possuírem uma grande quantidade de diversos nutrientes necessários para a manutenção e o crescimento muscular.
Leia também: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Fonte de energia
Apesar de ser um carboidrato complexo e não altamente calórica , a fruta é uma excelente fonte de energia, visto que certamente acelera o metabolismo, bem como rende vigor a quem deseja desempenhar atividades ao longo do dia. Portanto, é uma boa opção para o café da manhã.
Leia mais: Frutas low carb: As que são permitidas na dieta
Usos medicinais
O umbu possui diversos usos medicinais. Um dos mais comuns diz respeito à saúde dos olhos. As folhas podem ser usadas para prevenir, bem como tratar, problemas nas córneas. Basta ferve-las em água quente e, cuidadosamente, aplicá-las sobre os olhos.
Ademais, as sementes de umbu são conhecidas por combater a prisão de ventre e, mais do que isso, ajudar na saúde geral da flora intestinal.
Além disso, o suco feito a partir da raiz de sua árvore é usado há muitos anos para combater doenças hemorrágicas. É possível que isso se explique devido à grande quantidade de vitamina C que combate, por exemplo, a escorbuto, uma doença que atinge as gengivas.
Leia também: Superalimentos: O que são e como incluir no cardápio
Como consumir umbu
O modo mais comum de consumir a fruta é in natura, mas também é possível encontrar o mel, feito de suas folhas. Também, é possível beber seu chá e seu suco.
Ainda, há outras possibilidades de receitas com umbu, como:
- Mousse;
- Pudim;
- Sorvete;
- Geleia.
Leia também: 6 receitas saudáveis para quando bater vontade de comer doce