Tremoço: Conheça os benefícios e como consumir

20 de janeiro, 2020

O tremoço é, na verdade, a semente de uma planta conhecida como tremoceiro. De cor amarela, pode ser confundido com o milho, mas são alimentos diferentes. Geralmente vendido em conserva, é um petisco com baixo teor de carboidratos – o famoso low carb.

Além disso, possui uma quantia muito baixa de gordura e é excelente fonte de proteína.

Não só, é rico em fibras, a essenciais para a saúde do organismo. Uma dieta abundante em fibras é recomendada por profissionais da saúde. Por exemplo, um estudo dirigido por cientistas da University of Western, na Austrália, comprovou que consumir alimentos fibrosos promove a melhora da saúde cardiovascular.

Benefícios do tremoço

Ajuda no emagrecimento

Além de ser fonte de fibras, o tremoço é low carb e rico em proteína vegetal. Portanto, além de melhorar o funcionamento do intestino, essa semente é uma ótima adição à dieta e ajudará no ganho de massa magra.

Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Diminui os riscos de doenças do coração

Doenças vasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil. Portanto, é inegável a importância de manter uma dieta rica em alimentos que protegem o coração, sendo um desses o tremoço.

Previne a diabetes

Não menos grave do que as doenças que acometem o coração, diabetes é também preocupante. Nesse sentido, essa semente pode ajudar a prevenir a doença. 

Como consumir

Não só altamente benéfica para a saúde, essa semente é muito versátil. Assim, pode ser consumida de diversas maneiras, por exemplo:

Cuidados no consumo

É importante ressaltar que deve ser consumido em conserva. Isso se deve ao fato de que, quando in natura, o tremoço possui um aminoácido neurotóxico que não deve ser ingerido devido à toxicidade. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo