Tremoço: conheça os benefícios e como consumir
O tremoço é a semente de uma planta conhecida como tremoceiro. De cor amarela, pode ser confundido com o milho, mas são alimentos diferentes. Geralmente vendido em conserva, é um petisco com baixo teor de carboidratos – o famoso low carb. Além disso, possui uma quantia muito baixa de gordura e é excelente fonte de proteína.
Não só, é rico em fibras essenciais para a saúde do organismo. Uma dieta abundante em fibras é recomendada por profissionais da saúde. Por exemplo, um estudo dirigido por cientistas da University of Western, na Austrália, comprovou que consumir alimentos fibrosos promove a melhora da saúde cardiovascular.
Benefícios do tremoço
Ajuda no emagrecimento
Primeiramente, o tremoço é fonte de fibras e low carb, bem como rico em proteína vegetal. Em 100g de tremoço cozido, encontramos cerca de 35g de proteínas, superior ao teor de proteína de carnes magras como frango e peixe. Portanto, além de melhorar o funcionamento do intestino, essa semente é uma ótima adição à dieta e ajudará no ganho de massa magra.
Diminui os riscos de doenças do coração
Doenças vasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil. Portanto, é inegável a importância de manter uma dieta rica em alimentos que protegem o coração, sendo um desses o tremoço. Nesse sentido, estudos demonstram que o consumo regular de tremoço pode auxiliar na redução dos níveis de LDL (“colesterol ruim”) no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Auxilia no controle da glicemia
Não menos grave do que as doenças que acometem o coração, diabetes é também preocupante. Assim, as fibras presentes na semente auxiliam no controle da quantidade de açúcar no sangue.
Fortalece os ossos
O tremoço é rico em minerais como ferro, magnésio e fósforo, essenciais para a saúde óssea, prevenindo doenças como osteoporose, por exemplo.
Antioxidante natural
O tremoço possui compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células contra danos.
Cuidados no consumo do tremoço
É importante ressaltar que deve ser consumido em conserva. Isso se deve ao fato de que, quando in natura, o tremoço possui um aminoácido neurotóxico que pode causar toxicidade. Além disso, o tremoço pode ser consumido por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. No entanto, é importante ressaltar que o consumo excessivo pode causar desconfortos digestivos como gases e inchaço.
Desse modo, o consumo ideal varia de acordo com as necessidades individuais e objetivos de saúde. Uma porção de 30g de tremoço cozido (cerca de 2 colheres de sopa) já fornece uma quantidade significativa de nutrientes. É importante incluir o tremoço como parte de uma dieta balanceada e variada, combinando-o com outros alimentos nutritivos.
Receitas para incluir o tremoço
Além de ser altamente benéfica para a saúde, essa semente é muito versátil. Assim, o consumo inclui diversas maneiras, por exemplo:
- Saladas: O tremoço cozido e temperado pode compor pratos de saladas verdes, combinando com legumes, verduras, grãos e temperos variados, por exemplo.
- Patês: O tremoço pode ser o ingrediente principal para preparar patês saborosos e nutritivos, perfeitos para servir com torradas, biscoitos ou pães.
- Sanduíches: O tremoço cozido e amassado pode ser recheio de sanduíches. Além disso, pode combinar com maionese light, tomate, cebola e outros ingredientes.
- Cremes e pastas: pode acompanhar pães, torradas ou legumes.
- Lanches: por fim, pode estar em lanches práticos, nutritivos e saborosos, ideais para levar para o trabalho, escola ou academia.